SABEDORIA, ENTENDIMENTO E CONHECIMENTO


Boa Noite, Querido(a) Leitor(a):


Você alguma vez já parou para pensar e refletir sobre o tema sabedoria e porventura já aprendeu que a sabedoria é diferente de entendimento e conhecimento e que existe a verdadeira sabedoria e a falsa sabedoria?
Pelo sim, pelo não, que tal refletirmos sobre o tema numa perspectiva multifocal (multidimensional) considerando os aspectos teológicos, epistemológicos, filosóficos e da ficção da realidade? Então, vamos?
“ - A suprema sabedoria altissonantemente clama nas ruas; nas praças levanta a sua voz.
Do alto dos muros clama; às entradas das portas e na cidade profere as suas palavras:
Até quando, ó estúpidos, amareis a estupidez? E até quando se deleitarão no escárnio os escarnecedores, e odiarão os insensatos o conhecimento?
Convertei-vos pela minha repreensão; eis que derramarei sobre vós o meu espírito e vos farei saber as minhas palavras... (Provérbios 1: 20 – 23);
- Porque o Senhor dá a sabedoria; da sua boca procedem o conhecimento e o entendimento;
ELE reserva a verdadeira sabedoria para os retos; e escudo para os que caminham em integridade, guardando-lhes as veredas da justiça, e preservando o caminho dos seus santos... (Provérbios 2: 6 – 7);
- Feliz é o homem que acha a sabedoria, e o homem que adquire entendimento; pois melhor é o lucro que ela dá do que o lucro da prata, e a sua renda do que ouro.
Mais preciosa é do que as jóias, e nada do que possas desejar é comparável a ela.
Longuras de dias há na sua mão direita; na sua esquerda riquezas e honra.
Os seus caminhos são caminhos de delícias, e todas as suas veredas são paz.
É árvore da vida para os que dela lançam mão, e bem-aventurados é todo aquele que a retém.
O Senhor pela sabedoria fundou a terra; pelo entendimento estabeleceu o céu.
Pelo seu conhecimento se fendem os abismos, e as nuvens destilam o orvalho... (Provérbios 3: 13 – 20);
- Eu, a Sabedoria, habito com a prudência, e possuo o conhecimento e a discrição.
O temor do Senhor é odiar o mal; a soberba, e a arrogância, e o mau caminho, e a boca perversa, eu os odeio.
Meu é o conselho, e a verdadeira sabedoria; eu sou o entendimento; minha é a fortaleza... (Provérbios 8: 12 – 14);
- O Senhor me criou como a primeira das suas obras, o princípio dos seus feitos mais antigos.
Desde a eternidade fui constituída, desde o princípio, antes de existir a terra.
Antes de haver abismos, fui gerada, e antes ainda de haver fontes cheias de água.
Antes que os montes fossem firmados, antes dos outeiros eu nasci, quando ele ainda não tinha feito a terra com seus campos, nem sequer o princípio do pó do mundo.
Quando ele preparava os céus, aí estava eu; quando traçava um círculo sobre a face do abismo, quando estabelecia o firmamento em cima, quando se firmavam as fontes do abismo, quando ELE fixava ao mar o seu termo, para que as águas não traspassassem o seu mando, quando traçava os fundamentos da terra, então eu estava ao seu lado como Arquiteto; e era cada dia as suas delícias, alegrando-me perante ELE em todo o tempo; folgando no seu mundo habitável, e achando as minhas delícias com os filhos dos homens.
Agora, pois, filhos, ouvi-me; porque felizes são os que guardam os meus caminhos.
Ouvi a correção, e sede sábios; e não a rejeiteis.
Feliz é o homem que me dá ouvidos, velando cada dia às minhas entradas, esperando junto às ombreiras da minha porta.
Porque o que me achar achará a vida, e alcançará o favor do Senhor.
Mas o que pecar contra mim fará mal á sua própria alma; todos os que me odeiam amam a morte... (Provérbios 8: 22 – 36);
- O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento... (Provérbios 9: 10);
- Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom procedimento as suas obras em mansidão e sabedoria.
Mas, se tendes amargo ciúme e sentimento faccioso em vosso coração, não vos glorieis, nem mintais contra a verdade.
Essa não é a sabedoria que vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica.
Porque onde há ciúme e sentimento faccioso, aí há confusão e toda obra má.
Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.
Ora, o fruto da justiça semeia-se em paz para aqueles que promovem a paz... (Epístola de Tiago 3: 13 – 18);
- Pois quero que saibais quão grande luta tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram a minha pessoa; para que os seus corações sejam animados, estando unidos em amor, e enriquecidos da plenitude do entendimento para o pleno conhecimento do mistério de DEUS – CRISTO, no qual estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência... (Epístola de Paulo aos Colossenses 2: 1 – 3);
- Porque a palavra da cruz é deveras loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de DEUS... (Epístola de Paulo aos Coríntios 1: 18);
- Visto como na sabedoria de DEUS o mundo pela sua sabedoria não conheceu a DEUS, aprouve a DEUS salvar pela loucura da pregação os que crêem.
Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria, nós pregamos a CRISTO crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos, mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, CRISTO, poder de DEUS, e sabedoria de DEUS.
Porque a loucura de DEUS é mais sábia que os homens; e a fraqueza de DEUS é mais forte que os homens... (Epístola de Paulo aos Coríntios 1: 21 - 25);
- Na verdade, entre os perfeitos falamos sabedoria, não porém a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que estão sendo reduzidos a nada; mas falamos a sabedoria de DEUS em mistério, que esteve oculta, a qual DEUS preordenou antes dos séculos para nossa glória; a qual nenhum dos príncipes deste mundo compreendeu; porque se a tivessem compreendido, não teriam crucificado o Senhor da glória...”(Epístola de Paulo aos Coríntios 2: 6 - 8).
O primeiro aprendizado
que temos é que a verdadeira sabedoria e os verdadeiros conhecimento e entendimento vêm de DEUS e podem ser claramente visualizados em todo o Universo pois em todos os lugares eles são perceptíveis porém, para vê-los é necessário tomarmos a atitude de parar para ver, ouvir e aprender com DEUS.

O segundo aprendizado é que JESUS CRISTO é a Sabedoria de DEUS e NELE estão todos os segredos da criação do Universo, inclusive o da imortalidade, sendo por isso mesmo que JESUS diz que, assim como o próprio DEUS, ELE tem o poder de trazer à existência a vida, de ressuscitar os mortos, dar e retomar a vida em quaisquer circunstâncias, fato este evidenciado e atestado inclusive pelos diversos milagres realizados no passado e no presente por ELE e, também informado pelos Apóstolos que foram testemunhas oculares da Sua presença na Terra como filho do homem e Filho de DEUS (Evangelho segundo João 5: 19 – 20; 10: 17 – 18; Epístola de Paulo de I Timóteo 6: 11 – 16).
O terceiro aprendizado é que o princípio para se aprender a verdadeira sabedoria é o temor do Senhor que consiste em odiar e aborrecer toda e qualquer manifestação do mal, tais como a soberba, a arrogância, o mau caminho, a boca perversa, etc.
O quarto aprendizado é que o verdadeiro entendimento da sabedoria está em conhecer a santidade de DEUS a qual implica em discernimento entre o bem e o mal, no reconhecimento do que é santo, isto é, no reconhecimento daquilo que é separado da corrupção devido pertencer e vir de DEUS e, consequentemente, no reconhecimento das coisas que não vêm de DEUS e nem fazem parte do Seu caráter e modo de vida.
O quinto aprendizado é que as pessoas verdadeiramente sábias manifestam em seu caráter, atitudes e relacionamentos os atributos da sabedoria de DEUS os quais demonstram o caráter DELE.
O sexto aprendizado é que existe uma sabedoria que não provém de DEUS, sendo a mesma a manifestação de um coração, de uma mente e de um caráter corrompidos pelo pecado devido o domínio do princípio de rebelião de Satanás, sabedoria esta que por onde passa traz confusão, destruição e morte!
O sétimo aprendizado é que o maior ato de sabedoria que o ser humano pode manifestar é reconhecer e aceitar que a salvação de sua vida por toda a eternidade e a continuidade da existência da vida no planeta Terra dependem única e exclusivamente em aceitar no tempo presente o Convite de DEUS para se reencontrar com ELE na Pessoa de JESUS CRISTO, aceitação esta que inevitavelmente conduz à verdadeira compreensão do sentido da vida e a manifestação dos princípios da verdadeira sabedoria em todas as dimensões existenciais do ser humano, inclusive no modo de se relacionar com as demais pessoas, com os demais seres vivos e no modo de viver e administrar a casa comum pertencente a todos(as) nós a qual chamamos de Terra.
Interessante é constatarmos que o Trivium romano do aprendizado, o qual consiste no cerne (base) do método científico moderno, estabelece e ensina o processo da construção do conhecimento em três fases: a primeira com o aprendizado da gramática (reunião de informações), a segunda com o aprendizado da dialética (organização das informações obtidas em suas relações apropriadas) e a terceira com o aprendizado da retórica (aplicação das informações obtidas às várias situações de uma maneira eficaz).
Porém, o grande problema do Trivium e do método científico moderno consiste em sua grande dificuldade em estabelecer princípios, paradigmas, parâmetros e limites de fronteiras acerca do bem e do mal devido a sua visão unifocal da realidade que não admite a interação com a metafísica a qual investiga a realidade espiritual. Portanto, por isso vemos ao longo da História da humanidade a triste realidade de que a mesma tem descoberto bastante conhecimento, mas, pouquíssimo da verdadeira sabedoria, pois, sua natureza corrompida pelo princípio da rebelião a tem conduzido sistematicamente ao aprendizado e prática de uma falsa sabedoria e, assim constatamos também a continuidade e o crescimento do uso do conhecimento para fins destrutivos!
Só para citar um exemplo, consideremos a questão da manipulação das células – tronco oriundas de óvulos fertilizados e congelados (vidas humanas congeladas), numa realidade bastante perigosa e assustadora que nos faz lembrar e nos mostra claramente que estamos caminhando a passos largos para que a ficção do filme “A Ilha” se torne uma realidade! Se você já assistiu a este filme lembre-se que ele em determinado momento fala como tudo começou: paulatinamente o estabelecimento de novos padrões éticos e morais pela concessão legal da manipulação da vida para diversas finalidades e, assim, voltando à nossa realidade, ontem foi a permissão legal de se retirar mais de um óvulo para ser fertilizado in vitro e para se congelar esses óvulos (vidas humanas), hoje é a permissão de se destruir (matar) vidas humanas que estão congeladas e, com certeza, amanhã, num futuro bem próximo, poderemos estar presenciando a clonagem de seres humanos cujas cópias serão destinadas à morte para possibilitarem a continuidade da vida de suas matrizes num mercado de bilhões de cifras...!
Portanto, por apenas este exemplo, mais uma vez eu prefiro concordar com a verdadeira sabedoria a qual mostra que não é bom e nem atitude verdadeiramente sábia pautar, fundamentar a existência na visão unifocal de Mecenas ..., assim como também entendo cada vez mais o que JESUS falou ao profeta Daniel (Livro de Daniel, capítulo 12) revelando-lhe que uma das características marcantes que sinalizaria a geração de seres humanos que presenciaria os finais dos tempos (fatos calamitosos registrados no livro de Apocalipse) seria a multiplicação do conhecimento, mas, o não entendimento da verdadeira sabedoria por parte da maioria das pessoas desta geração devido a sua grande impiedade (crueldade)!
Importante, porém, é constatarmos que mais outro aprendizado que a verdadeira sabedoria ensina consiste nos quatro princípios (compromissos) básicos que devem nortear os nossos relacionamentos, princípios estes presentes nos ensinamentos Judaico-Cristão e Tolteca e, que nos fazem romper mentalmente com a matriz de pensamento do mundo corrompido pelo pecado da rebelião (romper com o mitote, maya):
Primeiro: Seja impecável com a sua palavra, ou seja, sim é sim, não é não logo, não deve existir espaço para relativismos acerca da questão do bem e do mal e do que é bom e mau;
Segundo: Não leve nada para o lado pessoal (pratique o perdão);
Terceiro: Não tire conclusões apressadas (não faça julgamentos precipitados);
Quarto: Dê sempre o melhor de si, ou seja, faça tudo com amor, como se estivesse fazendo para DEUS e, não espere nada em troca (pratique o amor Ágape).
Sabe, muitas vezes eu fico a pensar como o nosso planeta seria bem melhor se todos(as) praticassem estes princípios, pois, como nossas famílias, escolas e ambiente de trabalho seriam melhores, quantas ideologias e sistemas religiosos, políticos e econômicos opressores e quantas estruturas de poder facciosas legais e ilegais deixariam de existir em nossa sociedade, quantos(as) mensageiros(as) do bem deixariam de ser perseguidos(as) e assassinados(as) por levantarem a sua voz e alertarem as consciências abalando estruturas de poder estabelecidas, quantos recursos humanos e materiais deixariam de ser investidos em tecnologias usadas para a destruição da humanidade, dos demais seres vivos e da Terra, quantas guerras seriam evitadas...!
Bem, será que deu para você aprender sobre a verdadeira sabedoria e sobre a diferença entre sabedoria, entendimento e conhecimento?
Finalizando, agradeço por me acompanhar em mais este momento de reflexão existencial!


Pra.Carmem (Pra. Acsa).P

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8