* 12- CUIDANDO DA VINHA E COMPARTILHANDO OS SEUS FRUTOS: A VINHA DOS NOSSOS COMPROMISSOS DE LEALDADE(FIDELIDADE)


Boa Noite, Amado(a) Leitor(a):

Há um bom tempo, tenho-me deparado com situações em minha vida diária (especialmente no ambiente de trabalho secular e nas comunidades religiosas que frequentei, frequento e vejo na mídia) que me têm feito refletir bastante sobre a hipocrisia e cegueira religiosa e política dos seres humanos, hipocrisia e cegueira estas que me inspiraram a escrever duas frases retiradas da Bíblia e que anotei para se transformarem nesta reflexão que hoje compartilho com você: “sim é sim e não é não” e “negando a JESUS CRISTO”.
Assim, vejamos o que JESUS CRISTO nos ensinou a respeito da lealdade (fidelidade) que nós seres humanos devemos ter nos níveis de relacionamento com DEUS, com o próximo e com ELE mesmo:
1)  O compromisso de lealdade a DEUS e ao próximo para todo(a) aquele(a) que diz que tem comunhão com DEUS:
(Marcos 12:28) - Aproximou-se dele um dos escribas que os tinha ouvido disputar, e sabendo que lhes tinha respondido bem, perguntou-lhe: Qual é o primeiro de todos os mandamentos?
(Marcos 12:29) - E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o SENHOR nosso Deus é o único Senhor.
(Marcos 12:30) - Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento.
(Marcos 12:31) - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.
(Marcos 12:32) - E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele;
(Marcos 12:33) - E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios.
(Marcos 12:34) - E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada.
_____
(Mateus 6:24) - Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
_____
(Mateus 25:31) - E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
(Mateus 25:32) - E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
(Mateus 25:33) - E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
(Mateus 25:34) - Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
(Mateus 25:35) - Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
(Mateus 25:36) - Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
(Mateus 25:37) - Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
(Mateus 25:38) - E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
(Mateus 25:39) - E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
(Mateus 25:40) - E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
(Mateus 25:41) - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
(Mateus 25:42) - Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
(Mateus 25:43) - Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
(Mateus 25:44) - Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
(Mateus 25:45) - Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
(Mateus 25:46) - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.

Como podemos ver, JESUS deixa bem claro que toda e qualquer pessoa que afirma que ama e tem comunhão com DEUS indubitavelmente deverá verdadeiramente manifestar em sua prática religiosa para com DEUS e em seu relacionamento com outras pessoas que ama a DEUS e ao seu próximo independentemente da sua cor, gênero, nacionalidade, status financeiro, etc...
Portanto, é por isso mesmo que toda e qualquer forma de idolatria é atestado claro que a pessoa realmente não tem comunhão com o verdadeiro DEUS!
A idolatria, que para DEUS é um pecado que tem a mesma gravidade do pecado de feitiçaria (classificada como rebelião) sendo sinônimo de obstinação (teimosia e contenda), I Samuel 15:23, consiste em tudo aquilo que colocamos em primeiro lugar em nosso coração, ao ponto de dedicarmos a nossa vida, darmos nossa devoção, glória e estarmos dispostos até mesmo a nos sacrificar (seja qual sacrifício for) em prol deste “aquilo”, devoção, glória e lugar este que apenas DEUS, O Criador do Universo, merecer ter!
Assim, a idolatria pode se manifestar de diferentes formas: a um(a) cantor(a), a um ator (ou atriz), a um(a) escritor(a), ao dinheiro, aos bens materiais, ao trabalho, a um clube, a um partido político, ao político, a uma ideologia política e/ou religiosa, a um time, a um(a) atleta, ao poder, ao sexo, a um(a) amigo(a), ao marido, à esposa, filhos(as), pai ou mãe, a uma festa cultural, a um projeto pessoal de vida, a um(a) líder religioso(a), a um personagem histórico ou não (terrenos ou extraterrestre) o qual é tido como “santo”, mediador(a) e merecedor de nossa devoção e adoração, quando na verdade a Bíblia diz que todo(a) aquele que se converte a DEUS aceitando o sacrifício redentor de JESUS é considerado para DEUS santo (cuja palavra significa separado), não sendo mais necessário sacrifícios e nem outros intermediários entre DEUS e os seres humanos!
Portanto, tudo aquilo que você vive em função e não tem a disposição interior de colocar em segundo plano de sua vida deixando o primeiro lugar em sua vida para DEUS consiste em idolatria aos olhos do próprio DEUS, idolatria esta que aliena a pessoa de tal modo que ela mesma inclusive chega a crer que todo caminho e prática religiosa leva a DEUS, fato este que não é verdade e nem mesmo aqui na Terra funciona, pois se estando em Pernambuco quisermos, por exemplo, ir ao Paraná e tomarmos o caminho (as coordenadas geográficas) que vão ao Pará, com certeza jamais nós chegaremos ao Paraná!
Interessante é vermos que JESUS também ensina que, indubitavelmente, a pessoa que diz amar a DEUS com certeza terá que amar ao seu próximo sendo por isto mesmo que o Apóstolo João diz que “Se alguém diz: Eu amo a Deus, e odeia a seu irmão, é mentiroso. Pois quem não ama a seu irmão, ao qual viu, como pode amar a Deus, a quem não viu?” (I João 4:20).
E, conforme a Bíblia deixa bem evidente, este amor a DEUS e ao próximo deve se manifestar com atitudes e não apenas por meras palavras, pois quem ama com certeza manifesta este amor por ações práticas, amor este que tem na lealdade (a qual conduz inclusive à prática da solidariedade) uma de suas mais sublimes provas de comunhão, respeito e dedicação, lealdade esta que sempre é posta à prova quando, num processo de reflexão interior, olhamos para nós mesmos(as) pelos Espelhos do Santuário de DEUS (pela Sua Palavra) e, podemos ver e ter a certeza de que realmente DEUS ocupa o primeiro lugar em nossas vidas, fato este que se evidencia pela obediência ao que ELE nos ensinou e nos ensina desde o Jardim do Éden...            

2)  O compromisso de lealdade a JESUS para todo(a) aquele (a) que se diz discípulo (seguidor) de JESUS (Cristão):
(Mateus 5:33) - Outrossim, ouvistes que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás os teus juramentos ao SENHOR.
(Mateus 5:34) - Eu, porém, vos digo que de maneira nenhuma jureis; nem pelo céu, porque é o trono de Deus;
(Mateus 5:35) - Nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei;
(Mateus 5:36) - Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes tornar um cabelo branco ou preto.
(Mateus 5:37) - Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.
_____
(Lucas 12:8) - E digo-vos que todo aquele que me confessar diante dos homens também o Filho do homem o confessará diante dos anjos de Deus.
(Lucas 12:9) - Mas quem me negar diante dos homens será negado diante dos anjos de Deus.
_____
(Mateus 7:15) - Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores.
(Mateus 7:16) - Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?
(Mateus 7:17) - Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
(Mateus 7:18) - Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
(Mateus 7:19) - Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
(Mateus 7:20) - Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.
(Mateus 7:21) - Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
(Mateus 7:22) - Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas?
(Mateus 7:23) - E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.
_____
(Mateus 10:37) - Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.
(Mateus 10:38) - E quem não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
(Mateus 10:39) - Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a sua vida, por amor de mim, achá-la-á.

Em relação a este segundo nível de lealdade JESUS deixa bem claro que a lealdade a ELE deve ser um princípio incondicional de todo(a) aquele(a) que se diz Seu discípulo(a).
Interessante é que quando se fala em negar a JESUS geralmente as pessoas lembram-se da atitude de negar o CRISTO verbalmente conforme o Apóstolo Pedro fez, porém, estes textos Bíblicos no mostram que negar a JESUS vai muito além de dizermos verbalmente que não O conhecemos e nem somos Seus seguidores: nega-se também a CRISTO quando alguém, que se diz ou não Seu discípulo, pelas suas ações mostra que não têm compromisso algum com o que JESUS ensinou para vivermos em todas as dimensões existenciais de nossas vidas, seguindo assim um sistema mundial corrupto que a Bíblia chama de “mundo dominado pelo príncipe deste mundo (o Diabo) e regido pelos princípios do Anti-Cristo” (Evangelho segundo João 14:23-31; I João 2:15-29; 4:1-21)! 
Assim, alguém nega a CRISTO quando, mesmo com aparência de piedade, frequentando reuniões ou templos religiosos, casando-se usando rituais religiosos, edificando santuários religiosos, usando símbolos religiosos e até mesmo pregando (ensinando) a Palavra de DEUS:
- Prejudica outra pessoa no trabalho, na escola, na família, na instituição religiosa, etc, por motivos de inveja, cobiça, vaidade, vingança ou qualquer outro motivo;
- Comete atos de improbidade administrativa em qualquer atividade que lhe foi confiada seja numa instituição religiosa, social, política, econômica, jurídica, etc;
- Usa a religião para montar impérios religiosos, pessoais e empresariais para escravizarem e devorarem outras pessoas (seja na questão emocional, financeira, etc.);
- Procura satisfazer a sua vontade (seja em que dimensão existencial for), defraudando emocionalmente ou praticando qualquer ato de violência contra outra pessoa achando inclusive que tem o direito de fazer isto pelo fato de que esta outra pessoa não passa de um mero objeto ou peça de um jogo a ser manipulado para se alcançar o fim que consiste na satisfação plena de sua vontade seja ela qual for;
- Estando em compromisso sentimental com uma pessoa pratica atos de traição com outra pessoa;
- Coloca a satisfação plena de sua vontade (seja ela qual for) acima dos princípios, valores e limites estabelecidos por DEUS e pela ética os quais existem para que tenhamos um bom viver na sociedade;
- Dedica maior amor a si mesmo e/ou a outras pessoas acima do amor ao próprio JESUS que é DEUS que se fez homem para habitar entre nós e nos libertar do pecado, do Diabo e da morte eterna!
Assim, constatamos que o que DEUS falou a respeito deste comportamento de infidelidade (deslealdade) da humanidade no passado continua, infelizmente, a ser uma realidade presente na maioria dos seres humanos até hoje, realidade esta que tem nos líderes religiosos (tanto do passado como dos dias atuais) os principais responsáveis por esta realidade e, por isto mesmo trarão sobre si mesmos maior rigor de juízo por parte de DEUS pelo fato de que conhecendo eles a Verdade escondem a mesma do povo para manutenção do sistema com sua estrutura de poder, conforto e vãs tradições cujos tentáculos ultrapassam a esfera religiosa e se reproduzem nas estruturas políticas, sociais, econômicas, jurídicas, etc.:
(Isaías 29:13) -  Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, e com a sua boca, e com os seus lábios me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído;
_____
(Marcos 7:5) - Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
(Marcos 7:6) - E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
(Marcos 7:7) - Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
_____
(Mateus 23:15) -  Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós.
_____
(Lucas 11:52) - Ai de vós, doutores da lei, que tirastes a chave da ciência; vós mesmos não entrastes, e impedistes os que entravam.
_____
(João 9:39) - E disse-lhe Jesus: Eu vim a este mundo para juízo, a fim de que os que não vêem vejam, e os que vêem sejam cegos.
(João 9:40) - E aqueles dos fariseus, que estavam com ele, ouvindo isto, disseram-lhe: Também nós somos cegos?
(João 9:41) - Disse-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado; mas como agora dizeis: Vemos; por isso o vosso pecado permanece.
_____
(II Timóteo 4:1) - Conjuro-te, pois, diante de Deus, e do Senhor Jesus Cristo, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino,
(II Timóteo 4:2) - Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina.
(II Timóteo 4:3) - Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências;

Sabe, em meus quilômetros de peregrinação de vida rodados aqui na Terra, quando olho e reflito sobre episódios que marcaram a minha vida de forma ruim e negativa (seja nas atividades profissionais, nas comunidades religiosas, etc.) vejo que estes episódios foram provocados e executados na sua maioria das vezes por pessoas que se diziam extremamente religiosas e procuravam demonstrar ao público em geral que eram bem “santas” e praticantes das tradições religiosas, e, não é de se admirar, pois quando analisamos a história da humanidade vemos que os grandes pecados e maiores crimes executados contra os seres humanos foram e são cometidos até hoje pelo poder político disfarçado de poder religioso ou pelo poder político que mesmo sendo laico se coloca no lugar de DEUS e realiza atitudes incríveis (de autoritarismo, falta de respeito e cuidado com à população no tempo presente e com as futuras gerações, etc.) fazendo coisas que nem o próprio DEUS jamais fez e nem recomendou aos seres humanos... 
   Hoje, como jamais visto na História da humanidade, temos presenciado o avanço do conhecimento em todas as dimensões existenciais da vida humana, algo anunciado inclusive como um dos sinais proféticos da volta de CRISTO (livro do profeta Daniel 12), porém, como o próprio JESUS diz, estes finais dos tempos que antecedem a Sua volta à Terra (tempo este chamado de últimos dias os quais se iniciaram com a primeira vinda de CRISTO conforme Epístola aos Hebreus 1), apesar da multiplicação do conhecimento, também é precedido pela multiplicação da iniquidade de modo jamais visto na Terra e dos falsos mestres e doutores (Evangelho segundo Mateus 24:12; 23-24), logo, por isso mesmo vemos também a deslealdade (infidelidade) a DEUS, ao próximo e dos que se dizem seguidores ou não de CRISTO se multiplicar bastante e de diferentes modos e formas!
Portanto, tenha muito cuidado, não confie cegamente no que as suas lideranças religiosas e políticas lhe ensinam, mas, para o seu próprio bem, procure ter a mesma postura das pessoas de Bereia que se converteram ao Cristianismo, pessoas estas as quais examinavam a cada dia nas Escrituras (no Antigo Testamento) se as coisas que o Apóstolo Paulo estava ensinando (o Novo Testamento) realmente eram verdadeiras (Atos 17:10-12) e, acima de tudo, se você realmente deseja seguir a DEUS lembre-se que para ELE “sim é sim e não é não”, logo, não há espaço para o relativismo religioso, ou seja, DEUS não divide a Sua glória com ninguém, pois caso assim o fizesse estaria negando a si mesmo e sendo testemunha de uma mentira pelo fato de que estaria testificando que os seres criados por ELE teriam poderes divinos e seriam responsáveis pela criação do Universo e pela redenção da humanidade em conjunto com ELE (Isaías 48: 11-13; Evangelho segundo João 14:6)! E tem mais: não estranhe este comportamento de DEUS, pois também não gostamos quando temos uma ideia inovadora ou criamos algo e outra pessoa rouba a nossa ideia ou o nosso projeto e se diz autora desta ideia e projeto! E uma das provas mais evidentes deste fato é que criamos as patentes e legislações para defenderem os direitos autorais!
Finalizando, o bom desejo do meu coração é que você se torne um(a) fiel seguidor(a) de JESUS CRISTO, logo, uma pessoa leal a DEUS e ao seu próximo e, para isto, leia a Bíblia, este Livro milenar que foi e até hoje continua a ser temido, odiado e rejeitado por muitos governantes sejam eles(as) religiosos ou laicos, tendo sido e sendo até hoje perseguido, queimado e impedida a sua publicação em muitos locais da Terra e, por isto mesmo o mundo e nações como o Brasil têm pago um preço muito alto por rejeitarem a leitura e obediência ao que este maravilhoso Livro nos ensina para todas as dimensões existenciais de nossa vida...
Pra.Carmem (Pra. Acsa)

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8