CONVERSÃO A DEUS: O NOVO NASCIMENTO EM CRISTO JESUS...

João 3:1-8
1 - E Havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus.
2 - Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele.
3 - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.
4 - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer?
5 - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus.
6 - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito.
7 - Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo.
8 - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito.

Nascer da agua e do Espírito (E.S.)...
O que o Senhor Jesus quis dizer com isto? 
Na Bíblia a agua é um dos símbolos da Palavra de Deus (João 15:1-3) a qual é espírito e vida (João 6:63) e que criou todo o Universo (Hebreus 11:1-3) e essa Palavra é o próprio Jesus (João 1; Colossenses 1). 
O Apóstolo Paulo nos ensina na Epistola Pastoral enviada ao Pastor Tito (Tito 3:1-7) e na Epistola Pastoral enviada aos Romanos (Romanos 10) que é pela Palavra de Deus (Jesus, o Verbo Eterno que se fez carne no ventre de Maria, João 1; I João 1) que o E.S. opera a regeneração e a renovação da pessoa, ou seja, a salvação, o novo nascimento daquele que reconhece que é pecador e aceita o sacrifício de Jesus Cristo em seu lugar para lhe salvar reconhecendo-O como seu único e suficiente Salvador. 
O Apóstolo João também nos ensina que existem três Pessoas que testificam no Céu que Jesus é o único Salvador do mundo e o único que pode dar a vida eterna ao ser humano pelo novo nascimento (da agua e do E.S.): Deus (Pai), Jesus (a Palavra) e o E.S. e ainda João diz que estes três são um. Ele ainda nos ensina que existem três que também dão este testemunho na Terra: o E.S., a água e o sangue e estes três concordam entre si, pois o sangue de Cristo derramado por nós na cruz e a água que saiu Dele quando o soldado romano o feriu na cruz (João 19:33-37) são elementos e atributos físicos e visíveis presentes na Terra que atestam (comprovam) e testificam (testemunham) que a Obra de salvação de Cristo foi completamente feita na Terra com a sua morte na cruz, morte esta que inclusive tornou possível o E.S. vir à Terra (João 16; Lucas 24:36-49; Atos 1; 2). 
O Apóstolo João nos ensina ainda que quem acha que não é pecador ou então que não necessita da Obra redentora de Cristo para ser salvo e ganhar a vida eterna está dizendo que Deus é mentiroso e por isto não será salvo (I João 1; 5), pois é necessário para alguém ser salvo que ele reconheça que é pecador e somente a Graça (benevolência, favor) de Deus manifestada na Pessoa de Seu Filho Jesus é que pode nos salvar (Lucas 18:9-14; João 3; 5:19-47; 8:12-58; 11:25-26), logo, todo ensinamento religioso ou filosófico que ensina que o ser humano pode fazer algo para ser salvo da morte eterna e do juízo vindouro que Deus tem um dia marcado para executar na Terra na verdade também chama Deus de mentiroso e não passam de ladrões e salteadores enviados do próprio Inferno e do Diabo para tentar impedir que a pessoa seja salva e ganhe a vida eterna (Efésios 2; João 3:22-36; 8: 12-59; 10; Marcos 4:1-20; I Timóteo 4; II Timóteo 4:1-5; Atos 17; Isaías 13)! 
Todo ser humano para ser salvo necessita: 
1-Reconhecer pela fé que somente pela Graça de Deus mediante a morte de Seu Filho Jesus na cruz é que pode ser reconciliado com Deus, se é salvo da morte eterna e ganha-se a vida eterna (João 3; Efésios 2); 
2- Falar publicamente com a sua boca que Jesus Cristo é o seu Salvador testemunhando ainda publicamente pelo batismo nas aguas que aceita morrer para o pecado e ressuscitar para uma nova vida em Cristo (Mateus 10: 32-33; 28:18-20). Fazendo isto e permanecendo fiel a Deus até o fim obedecendo aos seus mandamentos é que a pessoa é salva e se ganha a vida eterna (Mateus 24:13; João 14; 15; II Pedro 1). 
Finalizando, Jesus ainda diz que uma das características peculiares e marcantes manifestadas por quem verdadeiramente nasceu da água e do E.S. é que ele tem fé, ou seja, mesmo não vendo com seus olhos físicos o mundo espiritual (que é sobrenatural) ele interage (vê e ouve), se relaciona e entende o mover deste mundo espiritual na Terra e, portanto, ele pensa, age e vive a sua vida baseada na fé, realidade esta também ensinada pelo Apóstolo Paulo (João 3:1-8; Romanos 1:16-17; 8; I Coríntios 2; Hebreus 11)...
Realmente, se alguém não nascer da água (da Palavra que é Jesus) e do E.S não pode ver e nem entrar no Reino de Deus e nem receber o E.S. (João 14:15-31) continuando assim apenas como alguém que nasceu da carne (da vontade humana, João 1)...

Pra. Carmem (Pra. Acsa).

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8