domingo, 3 de setembro de 2023

ESTUDOS-SANTIDADE-7

 Atos 3:12
E quando Pedro viu isto, disse ao povo: Homens israelitas, por que vos maravilhais disto? Ou, por que olhais tanto para nós, como se por nossa própria virtude ou santidade fizéssemos andar este homem?
Atos 14:3-18
3 - Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho à palavra da sua graça, permitindo que por suas mãos se fizessem sinais e prodígios.
4 - E dividiu-se a multidão da cidade; e uns eram pelos judeus, e outros pelos apóstolos.
5 - E havendo um motim, tanto dos judeus como dos gentios, com os seus principais, para os insultarem e apedrejarem,
6 - Sabendo-o eles, fugiram para Listra e Derbe, cidades de Licaônia, e para a província circunvizinha;
7 - E ali pregavam o evangelho.
8 - E estava assentado em Listra certo homem leso dos pés, coxo desde o ventre de sua mãe, o qual nunca tinha andado.
9 - Este ouviu falar Paulo, que, fixando nele os olhos, e vendo que tinha fé para ser curado,
10 - Disse em voz alta: Levanta-te direito sobre teus pés. E ele saltou e andou.
11 - E as multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a sua voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens, e desceram até nós.
12 - E chamavam Júpiter a Barnabé, e Mercúrio a Paulo; porque este era o que falava.
13 - E o sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trazendo para a entrada da porta touros e grinaldas, queria com a multidão sacrificar-lhes.
14 - Ouvindo, porém, isto os apóstolos Barnabé e Paulo, rasgaram as suas vestes, e saltaram para o meio da multidão, clamando,
15 - E dizendo: Senhores, por que fazeis essas coisas? Nós também somos homens como vós, sujeitos às mesmas paixões, e vos anunciamos que vos convertais dessas vaidades ao Deus vivo, que fez o céu, e a terra, o mar, e tudo quanto há neles;
16 - O qual nos tempos passados deixou andar todas as nações em seus próprios caminhos.
17 - E contudo, não se deixou a si mesmo sem testemunho, beneficiando-vos lá do céu, dando-vos chuvas e tempos frutíferos, enchendo de mantimento e de alegria os vossos corações.
18 - E, dizendo isto, com dificuldade impediram que as multidões lhes sacrificassem.
Atos 19:11-12
11 - E Deus pelas mãos de Paulo fazia maravilhas extraordinárias.
12 - De sorte que até os lenços e aventais se levavam do seu corpo aos enfermos, e as enfermidades fugiam deles, e os espíritos malignos saíam.
Atos 19:18-28
18 - E muitos dos que tinham crido vinham, confessando e publicando os seus feitos.
19 - Também muitos dos que seguiam artes mágicas trouxeram os seus livros, e os queimaram na presença de todos e, feita a conta do seu preço, acharam que montava a cinqüenta mil peças de prata.
20 - Assim a palavra do Senhor crescia poderosamente e prevalecia.
21 - E, cumpridas estas coisas, Paulo propôs, em espírito, ir a Jerusalém, passando pela Macedônia e pela Acaia, dizendo: Depois que houver estado ali, importa-me ver também Roma.
22 - E, enviando à Macedônia dois daqueles que o serviam, Timóteo e Erasto, ficou ele por algum tempo na Ásia.
23 - E, naquele mesmo tempo, houve um não pequeno alvoroço acerca do Caminho.
24 - Porque um certo ourives da prata, por nome Demétrio, que fazia de prata nichos de Diana, dava não pouco lucro aos artífices,
25 - Aos quais, havendo-os ajuntado com os oficiais de obras semelhantes, disse: Senhores, vós bem sabeis que deste ofício temos a nossa prosperidade;
26 - E bem vedes e ouvis que não só em Éfeso, mas até quase em toda a Ásia, este Paulo tem convencido e afastado uma grande multidão, dizendo que não são deuses os que se fazem com as mãos.
27 - E não somente há o perigo de que a nossa profissão caia em descrédito, mas também de que o próprio templo da grande deusa Diana seja estimado em nada, vindo a ser destruída a majestade daquela que toda a Ásia e o mundo veneram.
28 - E, ouvindo-o, encheram-se de ira, e clamaram, dizendo: Grande é a Diana dos efésios.

 Graça e paz...

Os textos acima são muito esclarecedores, pois deixam bem evidente que milagre sobrenatural algum realizado por alguém que se apresenta como servo do Senhor Deus deve ser atribuído à virtude (capacidade, poder) ou santidade da pessoa por quem o poder de Deus fluiu para realizar o milagre, mas sim apenas ao próprio Deus!

Os textos de Atos 14:3-18 e Atos 19:11-12 e 18-28 também ainda deixam bem evidente algo muito comum existente na cultura religiosa pagã até os dias de hoje: o costume de conferir a seres humanos ou a entidades extra-terrestres (supostamente vindas de outros planetas) a glória que somente ao Senhor Deus pertence! Infelizmente, até hoje isto ocorre, até mesmo em segmentos ditos Cristãos onde devido ao sincretismo religioso se atribui a alguém um milagre realizado e este alguém depois de um certo tempo, é “beatificado e depois santificado”, estabelecendo-se a partir daí um ritual religioso (dia consagrado, festas, comércio, etc) onde é oficializado  o culto a esta pessoa que ganha o status de “santo(a)”! Entretanto, a Bíblia deixa bem evidente que tal prática é idolatria e por traz disto existe a operação do espírito do engano (I Coríntios 10:19-21; Atos 8:1-25; Apocalipse 13)!

A palavra santo significa “separado” (consagrado para Deus)! Todos que aceitam ao Senhor Jesus como seu único e suficiente Salvador se tornam espiritualmente santas, mas se tornam santas não por algum mérito próprio, mas sim por causa do sacrifício realizado por Jesus Cristo na cruz, iniciando-se a partir daí o processo de santificação que envolve o aprendizado e prática diária sobre como viver uma vida santa, ou seja, cada vez mais separada do pecado  (I Pedro 1; Efésios 1; 2; Romanos 6; Apocalipse 22).

Pra. Carmem (Pra. Acsa)

ACORDE: JESUS ESTÁ MUITO PRÓXIMO DE VOLTAR-122

  https://youtu.be/XkO8U1YdpuI https://youtu.be/QpCW_sPqs1I