* 10- CUIDANDO DA VINHA E COMPARTILHANDO OS SEUS FRUTOS: A VINHA DOS NOSSOS PARADIGMAS


Boa Noite, Amados(as) Leitores(as):

Pela Graça e permissão de DEUS, aqui estamos para compartilhar mais um fruto da vinha do conhecimento de mais um princípio espiritual: a vinha dos nossos paradigmas...
Portanto, inicio com uma pergunta: o que você escolheria como as principais maravilhas construídas pela humanidade?
Alguns respondem ser a pirâmide de Quéops, o farol de Alexandria, o Colosso de Rodes, outros responderiam ser a invenção do alimento universal chamado pão, a roda, os meios de transportes, os meios de comunicação, as pontes, o computador, a internet, shopping center, etc, ou seja, eis aí uma questão extremamente subjetiva e interligada com os nossos paradigmas...
Há algum tempo atrás recebi dois interessantes e-mails os quais de forma bem humorada abordavam a questão dos paradigmas:
- O primeiro e-mail relatava um experimento feito com macacos os quais foram condicionados a sofrerem um tipo de imposição física quando tentavam pegar algo, de forma que certo dia, quando um macaco mais novo foi introduzido no grupo de macacos já condicionados não precisou que o cientista aplicasse a repreensão física no macaco mais novo, pois simplesmente os macacos mais velhos trataram de impedir que o macaco mais novo pegasse no objeto que era o ponto de condicionamento do comportamento animal e levava o cientista a aplicar a imposição física aos macacos.
- O segundo e-mail vai exposto nas figuras abaixo:
Sua casa vista por você





Pelo comprador


Pelo banco


Pelo avaliador


Pelo IPTU da Prefeitura


Estes e-mails me fazem lembrar um provérbio Bíblico onde Salomão diz: “nada vale, nada vale, dirá o comprador, mas, indo-se, então se gabará” (Provérbios 20:14). É por isso que se diz que todo ponto de vista é a vista a partir de um ponto (paradigma).
Estes e-mails também me fazem lembrar uma reflexão que fiz comigo mesma há um bom tempo atrás quando certa vez estava indo para o centro comercial de Recife e ao olhar pela janela do ônibus vi um vendedor de antiguidades vendendo moedas e papel-moeda antigos na Praça do Derby e então eu pensei comigo mesma: esta aí, se estas moedas fossem ainda válidas jamais este vendedor estaria expondo as mesmas assim para comercializá-las! E sabe o motivo porque elas não têm mais validade e poder comercial? Pelo fato de que aceitamos e passamos a acreditar no paradigma (na matriz de pensamento) imposto e emitido por um poder e ordem governamental a qual disse que aquelas moedas não mais valeriam como instrumento nas relações de trocas comerciais!
Estes e-mails ainda me fazem lembrar a experiência contada por Billy Graham onde ele relatou que num evento Cristão internacional achou interessante o comportamento dos membros de uma tribo recém-alcançada pelo Evangelho a qual não conhecia o elevador e ao início ficaram assustadas ao ver as pessoas entrarem no elevador e depois desaparecerem, elevador este que os membros desta tribo passaram a chamar de "o quarto do sumiço (do desaparecimento)".
Em qualquer Enciclopédia você vai encontrar definido que um paradigma consiste num modelo, numa representação de um padrão a ser seguido, tendo como base um pressuposto filosófico ou matriz de um pensamento traduzida numa idéia, com métodos e valores que são concebidos como modelo, servindo assim como uma referência inicial para todas as ações seja em que dimensão existencial for.
Como podemos ver, a realidade é que desde quando nascemos a nossa mente, sistema de valores e forma de ver o mundo são páginas em branco a serem moldados e condicionados pelos paradigmas os quais desde o nosso aprendizado inicial da vida (família, escola, grupo religioso, mídia, governos, etc.), sob diferentes formas, nos são ensinados e interiorizados em nossa mente e personalidade e, moldarão o nosso caráter e até mesmo a nossa forma de ver o mundo e agir nele!
Os paradigmas são tão importantes que uma das indagações e investigações filosóficas e epistemológicas mais profundas que é realizada até hoje ao longo da História pela humanidade foi feita também por Pilatos a JESUS quando ele perguntou para o Messias o que era a verdade, conforme relatado no Evangelho segundo João 18: 37-38.
Sabe, quando analisamos a História da humanidade podemos ver que em geral por trás de todos os conflitos socioeconômicos, guerras e preconceitos culturais, de nível sócio-econômico e de modos de vida das sociedades são basicamente provenientes de quatro paradigmas universais equivocados que até hoje a grande maioria da humanidade acredita e torna como absoluto em toda a sua visão de mundo, nas formas de se relacionar com outras pessoas, com o ambiente e na construção de processos culturais e civilizatórios. Eis os paradigmas:
1- Da supervalorização do ego acima de DEUS e do coletivo, fazendo com que as pessoas em geral achem que até mesmo por vias não aceitáveis têm direito de fazerem e terem o que quiserem mesmo que para isto prejudiquem e cometam ações até mesmo inadmissíveis tais como ataques e violência verbal, física, emocional, moral, espiritual, roubos, uso e abuso dos sentimentos e corpo físico de outra pessoa, violências sexuais e até mesmo assassinato contra outra pessoa, contra a coletividade humana e contra o planeta Terra, etc;
2- Da supervalorização do ter sobre o ser, levando as pessoas a valorizarem a si mesmas e ao seu semelhante apenas pelo que possuem materialmente em detrimento da ética, de um bom caráter e outras características admiradas, valorizadas por DEUS e que refletem a Sua Imagem e Semelhança em nós. Assim, desde o mais simples cidadão até aos empresários, líderes religiosos, altos executivos e governantes, vemos muitos deles cometerem ações reprováveis, seja pela apropriação ilícita daquilo que não lhe pertence, seja por parcerias com o crime organizado em suas mais variadas e complexas atividades, prejudicando assim todo o coletivo de uma sociedade;
3- Da pretensa superioridade cultural de um povo ou nação em relação aos demais, pretensa superioridade esta a qual envolve questões racial (de cor, aparência, etc.), epistemológica, religiosa, de status e papéis de gênero (masculino e feminino) e de formas e sistemas de governo, fenômeno este que na Antropologia e Sociologia é chamado de etnocentrismo;
4- Do entendimento, prática e forma de vivenciar e superar o dilema sustentabilidade sócio-econômica x ambiental, sendo capaz de até mesmo seja pela força bruta ou por tecnologias sofisticadas de se apropriar do que não lhe pertence por não lhe ter sido dado.
Sabe, um dos exemplos que também mais me marcaram e servem até hoje para a minha reflexão sobre a questão dos paradigmas foi o aprendizado que certa vez eu tive ao ler um livro de um pesquisador o qual relatava a experiência vivida por ele ao presenciar um ritual que é realizado por uma das tribos africanas onde a mesma consegue provocar chuva apenas com a manipulação de freqüências sonoras cantadas e uso de sementes. Este fato, o qual pode ser considerado por muitos religiosos como ato de feitiçaria e por grande parte da comunidade científica ocidental como uma mera coincidência ou ato de ilusionismo, sabemos, pelo conhecimento teológico e pela física quântica, que é possível de ser realizado e ser verdadeiro! Assim, enquanto os ocidentais precisam a um custo ambiental e financeiro alto usar sofisticadas máquinas voadoras para injetarem elementos químicos nas nuvens, esta tribo africana, de forma simples, eficaz, efetiva, mais eficiente e a um custo ambiental e financeiro zero conseguem também manipular a energia e o ecossistema para formação de nuvens e precipitação das partículas de água da atmosfera sobre um determinado local!
Interessante é, infelizmente, hoje, em pleno século XXI, vermos Países da Europa (a qual é de tradição Cristã e nos deu tantos filósofos, teólogos, músicos clássicos, artistas plásticos, cientistas brilhantes, etc) com a proliferação de lideranças e partidos políticos que defendem abertamente a pretensa superioridade da “raça branca”, a ponto de até mesmo não permitirem mais que pessoas que não sejam de cor branca possam ser membros destes partidos! Que vergonha, estupidez, bestialismo espiritual e intelectual e retrocesso sócio-político, não é mesmo?
E este paradigma da “superioridade da raça branca” é tão antigo que remonta tradições mitológicas (existência de uma suposta “raça ariana”) dos ancestrais europeus e renova-se, recicla-se e manifesta-se através dos tempos travestido (mascarado) por ideologias políticas e até mesmo religiosas de segmentos que se dizem Cristãos e de tradições espiritualistas e ufológicas como, por exemplo, podemos encontrar em vários livros os(as) autores(as) de forma aberta e declarada dizerem que eles (que são de cor branca), assim como as demais pessoas de cor branca, pertencem à “raça superior” de humanos descendente de extraterrestres!
Esta contradição da sociedade Cristã européia me faz lembrar um dos filmes da série “O Poderoso Chefão” onde o mafioso ao se encontrar com o Sacerdote católico (futuro Papa João Paulo I) questiona o Sacerdote por não entender as contradições das ações das pessoas da própria Igreja e seus adeptos na sociedade dita Cristã. Então, o Sacerdote lhe chama para junto de um chafariz, pega um seixo de dentro deste chafariz, o parte ao meio e lhe pergunta: como esta pedra está em seu interior? E o mafioso lhe responde: seca! Então o Sacerdote lhe diz: esta pedra está há um bom tempo dentro deste chafariz recebendo água! Assim é a Europa! Há séculos cercada pela Cristandade, mas não deixa o Cristianismo penetrar em seu interior!
Interessante ainda é constatarmos que o paradigma de pretensa superioridade étnica e racial não existe apenas nos povos e nações de cor branca, pois basta olharmos para os povos e nações da África, do Oriente Médio, Asiáticos e para a História dos povos indígenas das Américas que também veremos este paradigma de pretensa superioridade étnica e racial presente nos mesmos e sendo também motivo para guerras até hoje entre os povos e nações africanos, do Oriente Médio, Asiáticos e entre os indígenas americanos no passado!
- Você entende o motivo pelo qual DEUS desde a primeira conversa com o primeiro pai e primeira mãe da humanidade até hoje mostra que a humanidade só tem dois caminhos para escolher: a vida pela permanência no paradigma da obediência aos seus ensinamentos ou a morte (separação DELE que é a Fonte da Vida) pela opção de seguir o paradigma da desobediência aos seus ensinamentos, trazendo assim também a morte e destruição para si mesma, seu semelhante e para o planeta?- Você entende porque JESUS diz que o mundo com seus paradigmas e sistema de valores corrompidos pelo pecado O odeia, O rejeita e tem ELE como inimigo (João 3: 16-21; 15; I João 2: 15-17)?
- Você entende o motivo porque JESUS diz “entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela e porque estreita é a porta, e apertado o caminho que leva à vida, e poucos há que a encontrem" (Mateus 7: 13-14)?
Porque é impossível alguém verdadeiramente ter comunhão com ELE, bom relacionamento com outras pessoas, fazer o bem para a Terra e quando partir deste mundo ir morar na dimensão espaço-tempo da eternidade com ELE sem basear a sua vida no paradigma da obediência aos seus ensinamentos!
Esta obediência inevitavelmente faz com que as pessoas passem por um processo de metanoia (mudança de paradigmas ou matriz de pensamento e direção da mente) o qual leva a mudanças de atitudes, temperamentos, caráter, etc, e, consequentemente, faz com que cada vez mais as pessoas abandonem a prática dos quatro paradigmas citados anteriormente os quais são extremamente selvagens e perigosos, nos afastam de DEUS, até hoje têm trazido destruição e morte para a humanidade e ao planeta e só podem ser abandonados quando verdadeiramente se pratica a mensagem do Evangelho: “amarás o Senhor teu DEUS de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. E amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mateus 22: 37-39).
Finalizando mais este fruto da Vinha do Conhecimento Espiritual, lhe digo que o bom desejo do meu coração e a minha oração é que:
- Você (seja quem for e seja o que tenha feito até o dia de hoje) e todos os povos e nações da Terra pensem bem e reflitam sobre os seus paradigmas;
- Entendam para o seu próprio bem e da humanidade porque apenas JESUS, como ELE mesmo diz, “é o caminho, a verdade e a vida” (Evangelho segundo João 14: 6);
- Não continuem a fazer o que Pilatos fez, o qual quando teve os seus paradigmas confrontados e a oportunidade de refletir sobre os mesmos e mudar o rumo de sua vida preferiu por covardia e comodismo lavar as mãos e continuar na incredulidade;
- Voltem (se convertam) para DEUS enquanto ainda é tempo, primeiro porque se você não se reconciliar com DEUS o seu destino continuará a ser a morte eterna e segundo porque, num dia que apenas DEUS o PAI sabe, está muito perto de JESUS voltar para fazer a colheita dos frutos da Semente do Evangelho plantada por ELE em uma de Suas Searas chamada planeta Terra e, desta vez ELE não virá mais para morrer por nós (pois já demonstrou o Seu amor e graça por nós), mas, sim, para exercer juízo, justiça, renovar e encher toda a Terra com a Glória e Conhecimento de DEUS...

Pra.Carmem (Pra. Acsa)

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8