UM EXCELENTE INÍCIO DE ANO PARA TODOS(AS) NÓS...


Graça e paz e boa tarde do primeiro dia de 2019...

Hoje eu gostaria de iniciar o ano trazendo esta reflexão sobre o que podemos tirar de aprendizado do texto Bíblico de Êxodo 12: 1-11...

Êxodo 12:1-11
1 - E falou o SENHOR a Moisés e a Arão na terra do Egito, dizendo:
2 - Este mesmo mês vos será o princípio dos meses; este vos será o primeiro dos meses do ano.
3 - Falai a toda a congregação de Israel, dizendo: Aos dez deste mês tome cada um para si um cordeiro, segundo as casas dos pais, um cordeiro para cada família.
4 - Mas se a família for pequena para um cordeiro, então tome um só com seu vizinho perto de sua casa, conforme o número das almas; cada um conforme ao seu comer, fareis a conta conforme ao cordeiro.
5 - O cordeiro, ou cabrito, será sem mácula, um macho de um ano, o qual tomareis das ovelhas ou das cabras.
6 - E o guardareis até ao décimo quarto dia deste mês, e todo o ajuntamento da congregação de Israel o sacrificará à tarde.
7 - E tomarão do sangue, e pô-lo-ão em ambas as ombreiras, e na verga da porta, nas casas em que o comerem.
8 - E naquela noite comerão a carne assada no fogo, com pães ázimos; com ervas amargosas a comerão.
9 - Não comereis dele cru, nem cozido em água, senão assado no fogo, a sua cabeça com os seus pés e com a sua fressura.
10 - E nada dele deixareis até amanhã; mas o que dele ficar até amanhã, queimareis no fogo.
11 – Assim, pois o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR.
Quando Deus instituiu a Páscoa ensinou alguns comportamentos que o povo de Israel deveria ter neste período e, meditando sobre estas instruções dadas por Deus, gostaria de trazer uma mensagem sobre o que ontem me veio ao entendimento para que possamos ser edificados. Assim, analisemos o que podemos aprender sobre o que a Páscoa tem a nos ensinar para cada ano novo que iniciamos:
1)    Quando Deus instituiu a Páscoa Ele disse aos israelitas que o mês da Páscoa seria o início do calendário civil e religioso para este povo e este período era marcado por uma consagração a Deus. Como Cristãos sabemos que a Páscoa apontava para o sacrifício expiatório do pecado realizado por Jesus Cristo por toda humanidade (Joao 1:29-34; 3:16-17; Mateus 26). Entre várias coisas que podemos aprender é que um novo ano deve ser iniciado colocando as nossas metas e projetos de vida tendo Cristo como fundamento desta nova etapa de vida. Você costuma se consagrar a Deus consultando e entregando ao Senhor Jesus o que você pretende realizar a cada ano que inicia?
2)    Como parte da consagração da Páscoa (do início do ano novo) o povo deveria reservar um alimento a ser comido (carneiro ou cabrito de um ano de idade), alimento este que deveria ser acompanhado de pão sem fermento e de ervas amargas e este período deveria ser um período de descanso e preparação para saída de um local (Egito) e viagem para outro local (Canaã) onde inclusive todo fermento deveria ser retirado da casa. Eu vejo assim que Deus nos ensina que a cada ano que se inicia precisamos ter o cuidado para não levarmos coisas que não devem ser levadas para o novo ano que se inicia, coisas estas tais como: ressentimentos, mágoas, falta de perdão, lembranças de coisas ruins que ocorreram conosco, etc! Sabe, na minha experiência de vida tenho encontrado pessoas (até mesmo que se dizem Cristãs) que aparentemente têm tudo para serem felizes (família com filhos bem encaminhados, vida profissional bem sucedida, boa estabilidade financeira, saúde física, etc), entretanto são pessoas amargas, depressivas, cheias de feridas emocionais, infelizes, perturbadas emocionalmente e que costumam perturbar a vida dos outros, pois coisas aconteceram em sua trajetória de vida que a marcaram profundamente de forma negativa e elas ano após ano continuam presas a este passado! Interessante é observamos que durante a jornada de viagem para Canaã todas as vezes que o povo de Israel se lembrava do Egito e deixava o Egito voltar para a nova realidade que eles estavam vivendo, eles murmuravam, pecavam, se afastavam de Deus e eram derrotados!  As pessoas que assim vivem o tempo todo presas ao passado mostram que precisam de uma libertação e as pessoas que inevitavelmente precisam conviver com tais pessoas perturbadas precisam se blindar emocionalmente, saber se relacionar com elas para que também não venham adoecer e nem muito menos contribuir para aumentar a perturbação destas pessoas, mas sim que sejam um canal para levar a mensagem libertadora de Cristo! 
3)    Durante a noite da Páscoa os israelitas deveriam comer a refeição da Páscoa todos eles prontos para partirem e nada de alimento deveria ser deixado, então caso sobrasse algum alimento o mesmo deveria ser queimado antes da saída do Egito para Canaã! Eu vejo assim que Deus nos ensina que devemos ser bem dispostos e ligeiros em nos livrar das coisas que não devem ser levadas para um novo ano o qual consiste em uma nova etapa (ciclo) de vida em branco que se inicia esperando que escrevamos nela mais um ano de nossa existência na Terra!
Bem, aqui finalizo está breve mensagem de início de 2019 e que este ano seja repleto de bênçãos e vitórias para nós e, finalizo com um lembrete que recebi como uma das mensagens de final de ano:


Pra. Carmem (Pra. Acsa)


Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8