QUANDO A ESCOLHA DE UMA DECISÃO É MOTIVADA PELO DESEJO EQUIVOCADO DO CORAÇÃO…

Mateus 6:19-21

19 - Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam;

20 - Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.

21 - Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Graça e Paz…

Hoje eu estava lendo a Bíblia e me lembrei de três fatos ocorridos entre Abraão e seu sobrinho Ló: primeiro, a separação ocorrida entre eles dois (Gênesis 13:5-13),  segundo, o primeiro livramento que Abraão deu a Ló (Gênesis 14) e, depois o segundo livramento que Abraão deu a Ló ( Gênesis 18; 19).

Analisando estes três fatos podemos aprender os seguintes ensinamentos:

1-Nem sempre um lugar confortável, agradável e rico em todos os sentidos (inclusive de recursos naturais) é sinônimo de que as pessoas deste local têm seu estilo de vida aprovado por DEUS (Gênesis 18: 20-33; 19; Ezequiel 16: 49-50). Ló teve a oportunidade de continuar caminhando junto com seu tio Abraão, aprender com ele a ter comunhão com Deus e como fazer escolhas corretas para a sua vida e de sua família, mas preferiu, sem consultar a DEUS, escolher o que à frente de sua vista parecia o melhor lugar para levar a sua família e prosperar financeiramente (Gênesis 13:5-13)!

2-No primeiro livramento que Abraão deu a Ló (Gênesis 14) o próprio Ló teve a oportunidade de experimentar o quanto perigoso era viver num local onde as pessoas não pautavam suas vidas na obediência aos princípios e valores estabelecidos por Deus para o ser humano na Terra, entretanto mesmo sendo liberto por seu tio Abraão, Ló preferiu voltar ao convívio com os habitantes de Sodoma, ratificando assim a escolha equivocada que fez quando se separou de Abraão e de Deus!

3-No segundo livramento que Abraão deu a Ló, ele em vez de voltar a viver com seu tio Abraão preferiu habitar numa terra próxima à Sodoma, fato este que inclusive o colocou num ambiente estranho que possibilitou a ocorrência de incesto entre ele e suas duas filhas gerando dois povos que deram muito trabalho à nação de Israel (Gênesis 19: 30-38; Números 22; 25; II Crônicas 20)!

Sabe, muitas vezes em nossa vida passamos por momentos em que precisamos fazer escolhas como a que Abraão e Ló fizeram, e, estas escolhas trarão consequências futuras para a nossa vida e de nossa família! Abraão escolheu viver no local que Deus prometeu dar aos seus descendentes, embora este local apresentasse condições ambientais difíceis para à presença humana nele! Ló, motivado pela ambição e desejo de prosperar num local que oferecesse as melhores condições ambientais, de vida e de prosperidade para ele e sua família escolheu viver longe da presença de Deus e sua decisão causou muitos problemas em sua vida e de sua família!

Que o Senhor Jesus nos dê muita sabedoria em relação às escolhas que precisamos fazer em nosso dia a dia de vida, que as nossas escolhas sempre sejam conforme a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Romanos 12), e, que os nossos olhos e coração estejam sempre voltados para tomar a decisão correta e similar a que Abraão tomou em relação a qual lugar viver com a sua família: o lugar indicado e aprovado por Deus, até mesmo porque nas duas vezes que Abraão saiu deste lugar ele experimentou situações constrangedoras e problemas difíceis de serem resolvidos (Gênesis 12; 13; 20)...

Pra. Carmem (Pra. Acsa)

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8