* 13- CUIDANDO DA VINHA E COMPARTILHANDO O SEU FRUTO: "SERVINDO A SUA PRÓPRIA GERAÇÃO PELA VONTADE DE DEUS"...


Boa Noite, Amado(a) Leitor(a):

Hoje, gostaria que você me acompanhasse nesta reflexão respondendo para você mesmo(a) a seguinte pergunta:
- Você tem consciência do que significa “servir a sua própria geração pela vontade de DEUS” e tem feito isto em sua vida?
Sabe, em Atos 13: 36; I Crônicas 12:1-22;  I Crônicas 22:1-19; I Crônicas 23:1-6; I Crônicas 25:1-8; I Crônicas 26:1, 20, 29-32I Crônicas 27:1; I Crônicas 28:11-21; I Crônicas 29:1-19 e I Reis 2: 1- 4 vemos que a Bíblia relata que Davi foi um homem que partiu da Terra (morreu e seu corpo foi decomposto), porém, saiu deste planeta com a consciência tranquila de que tinha servido a sua própria geração pela vontade de DEUS, e isto fica bem evidente ao observarmos que ele em vida organizou as funções ministeriais militares, civis e religiosas em Israel, providenciou os recursos (humanos e materiais) para construção do templo em Jerusalém e preparou o seu sucessor:
(Atos 13:36) - Porque, na verdade, tendo Davi no seu tempo servido conforme a vontade de Deus, dormiu, foi posto junto de seus pais e viu a corrupção.
I Crônicas 12:1-22:
1 - Estes, porém, são os que vieram a Davi, a Ziclague, estando ele ainda escondido, por causa de Saul, filho de Quis; e eram dos valentes que o ajudaram na guerra.
2 - Estavam armados de arco, e usavam tanto da mão direita como da esquerda em atirar pedras e em atirar flechas com o arco; eram dos irmãos de Saul, benjamitas.
3 - Aiezer, o chefe, e Joás, filho de Semaa, o gibeatita, e Jeziel e Pelete, filhos de Azmavete; e Beraca, e Jeú, o anatotita,
4 - E Ismaías, o gibeonita, valente entre os trinta, líder deles; e Jeremias, e Jaaziel, e Joanã, e Jozabade, o gederatita,
5 - Eluzai, e Jerimote, e Bealias, e Samarias, e Sefatias, o harufita,
6 - Elcana, Issias, Azarel, Joezer, e Jasobeão, os coraítas,
7 - E Joela, e Zabadias, filhos de Jeroão de Gedor.
8 - E dos gaditas se desertaram para Davi, ao lugar forte no deserto, valentes, homens de guerra para pelejar, armados com escudo e lança; e seus rostos eram como rostos de leões, e ligeiros como corças sobre os montes:
9 - Ezer, o primeiro; Obadias, o segundo; Eliabe, o terceiro;
10 - Mismana, o quarto; Jeremias, o quinto;
11 - Atai, o sexto; Eliel, o sétimo;
12 - Joanã, o oitavo; Elzabade, o nono;
13 - Jeremias, o décimo; Macbanai, o undécimo;
14 - Estes, dos filhos de Gade, foram os capitães do exército; o menor tinha o encargo de cem homens e o maior de mil.
15 - Estes são os que passaram o Jordão no primeiro mês, quando ele transbordava por todas as suas ribanceiras, e fizeram fugir a todos os dos vales ao oriente e ao ocidente.
16 - Também alguns dos filhos de Benjamim e de Judá vieram a Davi, ao lugar forte.
17 - E Davi lhes saiu ao encontro, e lhes falou, dizendo: Se vós vindes a mim pacificamente e para me ajudar, o meu coração se unirá convosco; porém, se é para me entregar aos meus inimigos, sem que haja deslealdade nas minhas mãos, o Deus de nossos pais o veja e o repreenda.
18 - Então veio o espírito sobre Amasai, chefe de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi, e contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz contigo, e paz com quem te ajuda, pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu, e os fez capitães das tropas.
19 - Também de Manassés alguns passaram para Davi, quando veio com os filisteus para a batalha contra Saul; todavia Davi não os ajudou, porque os príncipes dos filisteus, tendo feito conselho, o despediram, dizendo: À custa de nossas cabeças passará a Saul, seu senhor.
20 - Voltando ele, pois, a Ziclague, passaram-se para ele, de Manassés, Adna, Jozabade, Jediael, Micael, Jozabade, Eliú, e Ziletai, capitães de milhares dos de Manassés.
21 - E estes ajudaram a Davi contra aquela tropa, porque todos eles eram heróis poderosos, e foram capitães no exército.
22 - Porque naquele tempo, dia após dia, vinham a Davi para o ajudar, até que se fez um grande exército, como o exército de Deus.
I Crônicas 22:1-19
1 - E Disse Davi: Esta será a casa do SENHOR Deus, e este será o altar do holocausto para Israel.
2 - E deu ordem Davi que se ajuntassem os estrangeiros que estavam na terra de Israel; e ordenou cortadores de pedras, para que lavrassem pedras de cantaria, para edificar a casa de Deus.
3 - E aparelhou Davi ferro em abundância, para os pregos das portas das entradas, e para as junturas; como também cobre em abundância, que não foi pesado;
4 - E madeira de cedro sem conta; porque os sidônios e tírios traziam a Davi madeira de cedro em abundância.
5 - Porque dizia Davi: Salomão, meu filho, ainda é moço e tenro, e a casa que se há de edificar para o SENHOR deve ser magnífica em excelência, para nome e glória em todas as terras; eu, pois, agora lhe prepararei materiais. Assim preparou Davi materiais em abundância, antes da sua morte.
6 - Então chamou a Salomão seu filho, e lhe ordenou que edificasse uma casa ao SENHOR Deus de Israel.
7 - E disse Davi a Salomão: Filho meu, quanto a mim, tive em meu coração o propósito de edificar uma casa ao nome do SENHOR meu Deus.
8 - Porém, veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Tu derramaste sangue em abundância, e fizeste grandes guerras; não edificarás casa ao meu nome; porquanto muito sangue tens derramado na terra, perante mim.
9 - Eis que o filho que te nascer será homem de repouso; porque repouso lhe hei de dar de todos os seus inimigos ao redor; portanto, Salomão será o seu nome, e paz e descanso darei a Israel nos seus dias.
10 - Ele edificará uma casa ao meu nome, e me será por filho, e eu lhe serei por pai, e confirmarei o trono de seu reino sobre Israel, para sempre.
11 - Agora, pois, meu filho, o SENHOR seja contigo; e prospera, e edifica a casa do SENHOR teu Deus, como ele disse de ti.
12 - O SENHOR te dê tão somente prudência e entendimento, e te instrua acerca de Israel; e isso para guardar a lei do SENHOR teu Deus.
13 - Então prosperarás, se tiveres cuidado de cumprir os estatutos e os juízos, que o SENHOR mandou a Moisés acerca de Israel; esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem tenhas pavor.
14 - Eis que na minha aflição preparei para a casa do SENHOR cem mil talentos de ouro, e um milhão de talentos de prata, e de cobre e de ferro que não se pesou, porque era em abundância; também madeira e pedras preparei, e tu suprirás o que faltar.
15 - Também tens contigo obreiros em grande número, cortadores e artífices em obra de pedra e madeira; e toda a sorte de peritos em toda a espécie de obra.
16 - Do ouro, da prata, e do cobre, e do ferro não há conta. Levanta-te, pois, e faze a obra, e o SENHOR seja contigo.
17 - E Davi deu ordem a todos os príncipes de Israel que ajudassem a Salomão, seu filho, dizendo:
18 - Porventura não está convosco o SENHOR vosso Deus, e não vos deu repouso ao redor? Porque entregou na minha mão os moradores da terra; e a terra foi sujeita perante o SENHOR e perante o seu povo.
19 - Disponde, pois, agora o vosso coração e a vossa alma para buscardes ao SENHOR vosso Deus; e levantai-vos, e edificai o santuário do SENHOR Deus, para que a arca da aliança do SENHOR, e os vasos sagrados de Deus se tragam a esta casa, que se há de edificar ao nome do SENHOR.
I Crônicas 23:1-6
1 - Sendo, pois, Davi já velho, e cheio de dias, fez a Salomão, seu filho, rei sobre Israel.
2 - E reuniu a todos os príncipes de Israel, como também aos sacerdotes e levitas.
3 - E foram contados os levitas de trinta anos para cima; e foi o número deles, segundo as suas cabeças, trinta e oito mil homens.
4 - Destes havia vinte e quatro mil, para promoverem a obra da casa do SENHOR, e seis mil oficiais e juízes,
5 - E quatro mil porteiros, e quatro mil para louvarem ao SENHOR com os instrumentos, que eu fiz para o louvar, disse Davi.
6 - E Davi os repartiu por turnos, segundo os filhos de Levi, Gérson, Coate e Merari.
I Crônicas 25:1-8
1 - E Davi, juntamente com os capitães do exército, separou para o ministério os filhos de Asafe, e de Hemã, e de Jedutum, para profetizarem com harpas, com címbalos, e com saltérios; e este foi o número dos homens aptos para a obra do seu ministério:
2 - Dos filhos de Asafe: Zacur, José, Netanias, e Asarela, filhos de Asafe; a cargo de Asafe, que profetizava debaixo das ordens do rei Davi.
3 - Quanto a Jedutum, os filhos: Gedalias, Zeri, Jesaías, Hasabias, e Matitias, seis, a cargo de seu pai, Jedutum, o qual profetizava com a harpa, louvando e dando graças ao SENHOR.
4 - Quanto a Hemã, os filhos: Buquias, Matanias, Uziel, Sebuel, Jerimote, Hananias, Hanani, Eliata, Gidalti, Romanti-Ezer, Josbecasa, Maloti, Hotir, e Maaziote.
5 - Todos estes foram filhos de Hemã, o vidente do rei nas palavras de Deus, para exaltar o seu poder; porque Deus dera a Hemã catorze filhos e três filhas.
6 - Todos estes estavam sob a direção de seu pai, para a música da casa do SENHOR, com saltérios, címbalos e harpas, para o ministério da casa de Deus; e Asafe, Jedutum, e Hemã, estavam sob as ordens do rei.
7 - E era o número deles, juntamente com seus irmãos instruídos no canto ao SENHOR, todos eles mestres, duzentos e oitenta e oito.
8 - E deitaram sortes acerca da guarda igualmente, assim o pequeno como o grande, o mestre juntamente com o discípulo.
I Crônicas 26:1
1 - Quanto às divisões dos porteiros: dos coraítas: Meselemias, filho de Coré, dos filhos de Asafe.
I Crônicas 26:20
20 - E dos levitas: Aías tinha cargo dos tesouros da casa de Deus e dos tesouros das coisas sagradas.
I Crônicas 26:29-32
29 - Dos izaritas, Quenanias e seus filhos foram postos sobre Israel como oficiais e como juízes, dos negócios externos.
30 - Dos hebronitas foram Hasabias e seus irmãos, homens valentes, mil e setecentos, que tinham a superintendência sobre Israel, além do Jordão para o ocidente, em toda a obra do SENHOR, e para o serviço do rei.
31 - Dos hebronitas Jerias era o chefe, segundo as suas gerações conforme as suas famílias. No ano quarenta do reino de Davi se buscaram e acharam entre eles homens valentes em Jazer de Gileade.
32 - E seus irmãos, homens valentes, dois mil e setecentos, chefes dos pais; e o rei Davi os constituiu sobre os rubenitas e os gaditas, e a meia tribo dos manassitas, para todos os negócios de Deus, e para todos os negócios do rei.
I Crônicas 27:1
1 - Estes são os filhos de Israel segundo o seu número, os chefes dos pais, e os capitães dos milhares e das centenas, com os seus oficiais, que serviam ao rei em todos os negócios das turmas que entravam e saíam de mês em mês, em todos os meses do ano; cada turma de vinte e quatro mil.
I Crônicas 28:11-21
11 - E deu Davi a Salomão, seu filho, a planta do alpendre com as suas casas, e as suas tesourarias, e os seus cenáculos, e as suas recâmaras interiores, como também da casa do propiciatório.
12 - E também a planta de tudo quanto tinha em mente, a saber: dos átrios da casa do SENHOR, e de todas as câmaras ao redor, para os tesouros da casa de Deus, e para os tesouros das coisas sagradas;
13 - E para as turmas dos sacerdotes, e para os levitas, e para toda a obra do ministério da casa do SENHOR, e para todos os utensílios do ministério da casa do SENHOR.
14 - E deu ouro, segundo o peso do ouro, para todos os utensílios de cada ministério; também a prata, por peso, para todos os utensílios de prata, para todos os utensílios de cada ministério.
15 - E o peso para os castiçais de ouro, e suas candeias de ouro segundo o peso de cada castiçal e as suas candeias; também para os castiçais de prata, segundo o peso do castiçal e as suas candeias, segundo o uso de cada castiçal.
16 - Também deu o ouro por peso para as mesas da proposição, para cada mesa; como também a prata para as mesas de prata.
17 - E ouro puro para os garfos, e para as bacias, e para os jarros, e para as taças de ouro, para cada taça seu peso; como também para as taças de prata, para cada taça seu peso.
18 - E para o altar do incenso, ouro purificado, por seu peso; como também o ouro para o modelo do carro, a saber, dos querubins, que haviam de estender as asas, e cobrir a arca da aliança do SENHOR.
19 - Tudo isto, disse Davi, fez-me entender o SENHOR, por escrito da sua mão, a saber, todas as obras desta planta.
20 - E disse Davi a Salomão seu filho: Esforça-te e tem bom ânimo, e faze a obra; não temas, nem te apavores; porque o SENHOR Deus, meu Deus, há de ser contigo; não te deixará, nem te desamparará, até que acabes toda a obra do serviço da casa do SENHOR.
21 - E eis que aí tens as turmas dos sacerdotes e dos levitas para todo o ministério da casa de Deus; estão também contigo, para toda a obra, voluntários com sabedoria de toda a espécie para todo o ministério; como também todos os príncipes, e todo o povo, para todos os teus mandados.
I Crônicas 29:1-19
1 - DISSE mais o rei Davi a toda a congregação: Salomão, meu filho, a quem só Deus escolheu, é ainda moço e tenro, e esta obra é grande; porque não é o palácio para homem, mas para o SENHOR Deus.
2 - Eu, pois, com todas as minhas forças já tenho preparado para a casa de meu Deus ouro para as obras de ouro, e prata para as de prata, e cobre para as de cobre, ferro para as de ferro e madeira para as de madeira, pedras de ônix, e as de engaste, e pedras ornamentais, e pedras de diversas cores, e toda a sorte de pedras preciosas, e pedras de mármore em abundância.
3 - E ainda, porque tenho afeto à casa de meu Deus, o ouro e prata particular que tenho eu dou para a casa do meu Deus, afora tudo quanto tenho preparado para a casa do santuário:
4 - Três mil talentos de ouro de Ofir; e sete mil talentos de prata purificada, para cobrir as paredes das casas.
5 - Ouro para os objetos de ouro, e prata para os de prata; e para toda a obra de mão dos artífices. Quem, pois, está disposto a encher a sua mão, para oferecer hoje voluntariamente ao SENHOR?
6 - Então os chefes dos pais, e os príncipes das tribos de Israel, e os capitães de mil e de cem, até os chefes da obra do rei, voluntariamente contribuíram.
7 - E deram para o serviço da casa de Deus cinco mil talentos de ouro, e dez mil dracmas, e dez mil talentos de prata, e dezoito mil talentos de cobre, e cem mil talentos de ferro.
8 - E os que possuíam pedras preciosas, deram-nas para o tesouro da casa do SENHOR, a cargo de Jeiel o gersonita.
9 - E o povo se alegrou porque contribuíram voluntariamente; porque, com coração perfeito, voluntariamente deram ao SENHOR; e também o rei Davi se alegrou com grande alegria.
10 - Por isso Davi louvou ao SENHOR na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, SENHOR Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade.
11 - Tua é, SENHOR, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, SENHOR, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos.
12 - E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo.
13 - Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória.
14 - Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.
15 - Porque somos estrangeiros diante de ti, e peregrinos como todos os nossos pais; como a sombra são os nossos dias sobre a terra, e sem ti não há esperança.
16 - SENHOR, nosso Deus, toda esta abundância, que preparamos, para te edificar uma casa ao teu santo nome, vem da tua mão, e é toda tua.
17 - E bem sei eu, Deus meu, que tu provas os corações, e que da sinceridade te agradas; eu também na sinceridade de meu coração voluntariamente dei todas estas coisas; e agora vi com alegria que o teu povo, que se acha aqui, voluntariamente te deu.
18 - SENHOR Deus de Abraão, Isaque, e Israel, nossos pais, conserva isto para sempre no intento dos pensamentos do coração de teu povo; e encaminha o seu coração para ti.
19 - E a Salomão, meu filho, dá um coração perfeito, para guardar os teus mandamentos, os teus testemunhos, e os teus estatutos; e para fazer tudo, e para edificar este palácio que tenho preparado.
I Reis 2: 1- 4:
(I Reis 2:1) - E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem a Salomão, seu filho, dizendo:
(I Reis 2:2) - Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.
(I Reis 2:3) - E guarda a ordenança do SENHOR teu Deus, para andares nos seus caminhos, e para guardares os seus estatutos, e os seus mandamentos, e os seus juízos, e os seus testemunhos, como está escrito na lei de Moisés; para que prosperes em tudo quanto fizeres, e para onde quer que fores.
(I Reis 2:4) - Para que o SENHOR confirme a palavra, que falou de mim, dizendo: Se teus filhos guardarem o seu caminho, para andarem perante a minha face fielmente, com todo o seu coração e com toda a sua alma, nunca, disse, te faltará sucessor ao trono de Israel.
Então, Biblicamente o que significa “servir a sua própria geração pela vontade de DEUS”?
A Bíblia desde o Gênesis (com Adão e Eva) até o Apocalipse nos mostra o desafio de escolha que DEUS coloca diante de todo ser humano: viver a vida na Terra servindo a sua geração segundo a vontade de DEUS ou viver de forma independente segundo os seus próprios desejos passando assim a ter a sua vontade dominada e governada pelo maligno!
Vejamos então o que alguns outros textos Bíblicos nos ensinam mais a respeito deste tema:
(Êxodo 20:1) - Então falou Deus todas estas palavras, dizendo:
(Êxodo 20:2) - Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
(Êxodo 20:3) - Não terás outros deuses diante de mim.
(Êxodo 20:4) - Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
(Êxodo 20:5) - Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
(Êxodo 20:6) - E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
(Êxodo 20:7) - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
(Êxodo 20:8) - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
(Êxodo 20:9) - Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
(Êxodo 20:10) - Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
(Êxodo 20:11) - Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou.
(Êxodo 20:12) - Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá.
(Êxodo 20:13) - Não matarás.
(Êxodo 20:14) - Não adulterarás.
(Êxodo 20:15) - Não furtarás.
(Êxodo 20:16) - Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
(Êxodo 20:17) - Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
(Êxodo 20:18) - E todo o povo viu os trovões e os relâmpagos, e o sonido da buzina, e o monte fumegando; e o povo, vendo isso retirou-se e pôs-se de longe.
(Êxodo 20:19) - E disseram a Moisés: Fala tu conosco, e ouviremos: e não fale Deus conosco, para que não morramos.
(Êxodo 20:20) - E disse Moisés ao povo: Não temais, Deus veio para vos provar, e para que o seu temor esteja diante de vós, afim de que não pequeis.
(Êxodo 20:21) - E o povo estava em pé de longe. Moisés, porém, se chegou à escuridão, onde Deus estava.
(Êxodo 20:22) - Então disse o SENHOR a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vós tendes visto que, dos céus, eu falei convosco.
(Êxodo 20:23) - Não fareis outros deuses comigo; deuses de prata ou deuses de ouro não fareis para vós.
(Êxodo 20:24) - Um altar de terra me farás, e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, e as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas, e as tuas vacas; em todo o lugar, onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
(Êxodo 20:25) - E se me fizeres um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; se sobre ele levantares o teu buril, profaná-lo-ás.
(Êxodo 20:26) - Também não subirás ao meu altar por degraus, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles.
(Salmos 1:1) - Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
(Salmos 1:2) - Antes tem o seu prazer na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite.
(Salmos 1:3) - Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
(Salmos 1:4) - Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
(Salmos 1:5) - Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
(Salmos 1:6) - Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
(Provérbios 3:1) - Filho meu, não te esqueças da minha lei, e o teu coração guarde os meus mandamentos.
(Provérbios 3:2) - Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz.
(Provérbios 3:3) - Não te desamparem a benignidade e a fidelidade; ata-as ao teu pescoço; escreve-as na tábua do teu coração.
(Provérbios 3:4) - E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.
(Provérbios 3:5) - Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
(Provérbios 3:6) - Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.
(Provérbios 3:7) - Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao SENHOR e aparta-te do mal.
(Provérbios 3:8) - Isto será saúde para o teu âmago, e medula para os teus ossos.
(Provérbios 3:9) - Honra ao SENHOR com os teus bens, e com a primeira parte de todos os teus ganhos;
(Provérbios 3:10) - E se encherão os teus celeiros, e transbordarão de vinho os teus lagares.
(Provérbios 3:11) - Filho meu, não rejeites a correção do SENHOR, nem te enojes da sua repreensão.
(Provérbios 3:12) - Porque o SENHOR repreende aquele a quem ama, assim como o pai ao filho a quem quer bem.
(Eclesiastes 12:13) - De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem.
(Eclesiastes 12:14) - Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau.
(João 5:24) - Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.
(João 5:25) - Em verdade, em verdade vos digo que vem a hora, e agora é, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e os que a ouvirem viverão.
(João 5:26) - Porque, como o Pai tem a vida em si mesmo, assim deu também ao Filho ter a vida em si mesmo;
(João 5:27) - E deu-lhe o poder de exercer o juízo, porque é o Filho do homem.
(João 5:28) - Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz.
(João 5:29) - E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação.
(Mateus 25:31) - E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória;
(Mateus 25:32) - E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
(Mateus 25:33) - E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.
(Mateus 25:34) - Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;
(Mateus 25:35) - Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;
(Mateus 25:36) - Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.
(Mateus 25:37) - Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?
(Mateus 25:38) - E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?
(Mateus 25:39) - E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?
(Mateus 25:40) - E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.
(Mateus 25:41) - Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos;
(Mateus 25:42) - Porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber;
(Mateus 25:43) - Sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes.
(Mateus 25:44) - Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos?
(Mateus 25:45) - Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim.
(Mateus 25:46) - E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.
Estes são apenas alguns dos muitos textos Bíblicos que mostram o que para DEUS significa servir a sua própria geração segundo a vontade DELE!
Portanto, seja você quem for (rico, pobre, nobre, plebeu, habitante de uma área rural ou urbana, homem ou mulher e de qual profissão for) é necessário saber o que significa “servir a sua própria geração pela vontade de DEUS” e ter a consciência de como isto pode ser feito!
Na Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento podemos ver que existem diferentes exemplos de homens, mulheres, crianças, idosos e pessoas de diferentes classes sociais e profissões que entenderam e obedeceram ao “servir a sua própria geração pela vontade de DEUS”!
Assim podemos encontrar na Bíblia exemplos de governantes civis (reis), legisladores (juízes), funcionários públicos, militares, sacerdotes (governantes religiosos), profetas, pastor de ovelhas, músicos, agricultores, empregados(as) domésticos(as), pescadores, médico, professor, comerciantes, atletas, costureiras, tecelões, etc, que glorificaram a DEUS em suas vidas com o bom testemunho de que “serviram a sua própria geração pela vontade de DEUS”.
Outro exemplo que temos de “servir a sua própria geração pela vontade de DEUS” é que se hoje, em 2012, temos a continuidade da Grande Comissão de propagação do Evangelho (Boas Novas) de salvação e reconciliação do ser humano com DEUS na Pessoa de JESUS CRISTO ordenada pelo próprio JESUS a todos os povos e nações da Terra (Mateus 28: 18-20) é porque até hoje, Graças a DEUS, existiram e existem homens, mulheres, crianças, idosos e pessoas de diferentes nacionalidades, classes sociais e profissões que entenderam, colaboraram, assumiram, colaboram e têm assumido o seu papel em “servir a sua própria geração pela vontade de DEUS”!
Portanto, desde Sete (filho de Adão e Eva), passando por Enoque, Noé, Abraão e Saara, Moisés, Aarão e Miriam, a nação de Israel (incluindo governantes civis, juízes, sacerdotes e profetas, JESUS, os Apóstolos e os demais membros da Igreja inicialmente formada por judeus) e agora a Igreja mundial de JESUS CRISTO se espalhando até os confins da Terra como Agência do Reino dos Céus tendo inclusive chegado até o Estado onde moro (Pernambuco) temos visto os resultados benéficos de pessoas que (mesmo sendo imperfeitas) em diferentes épocas, de diversas formas e por diferentes meios e métodos dedicaram e têm dedicado suas vidas e recursos (tempo, financeiros, forças físicas, habilidades profissionais, etc.) escolhendo viverem em obediência a DEUS, “servindo a sua própria geração pela vontade de DEUS”.
Bem, espero que você, seja quem for e de qual nacionalidade for, tenha entendido e a partir de agora seja uma pessoa consciente e que dedique a sua vida em “servir a sua própria geração pela vontade de DEUS”, e, seja uma pessoa que trabalhe e estimule a formação de novas lideranças que darão continuidade ao que você plantou e fez na Terra “servindo a sua própria geração pela vontade de DEUS” se juntando assim a nós nesta Grande Comissão e dando continuidade a esta Grande Comissão, pois como o próprio JESUS certa vez disse “a seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros” e ele tem muito povo em vários locais da Terra. Portanto, viva a vida e termine a sua jornada na Terra como (dentre os muitos exemplos relatados na Bíblia) Davi e JESUS que viveram e saíram desta Terra com a plena consciência da missão e do dever cumpridos diante de DEUS e de que formaram líderes que deram continuidade a sua obra na Terra...
Mateus 9:35-38:
35 - E percorria Jesus todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas deles, e pregando o evangelho do reino, e curando todas as enfermidades e moléstias entre o povo.
36 - E, vendo as multidões, teve grande compaixão delas, porque andavam cansadas e desgarradas, como ovelhas que não têm pastor.
37 - Então, disse aos seus discípulos: A seara é realmente grande, mas poucos os ceifeiros.
38 - Rogai, pois, ao Senhor da seara, que mande ceifeiros para a sua seara.
Mateus 28:18-20:
18 - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
19 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
20 - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
Atos 16:8-15:
8 - E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade.
9 - E Paulo teve de noite uma visão, em que se apresentou um homem da Macedônia, e lhe rogou, dizendo: Passa à Macedônia, e ajuda-nos.
10 - E, logo depois desta visão, procuramos partir para a Macedônia, concluindo que o Senhor nos chamava para lhes anunciarmos o evangelho.
11 - E, navegando de Trôade, fomos correndo em caminho direito para a Samotrácia e, no dia seguinte, para Neápolis;
12 - E dali para Filipos, que é a primeira cidade desta parte da Macedônia, e é uma colônia; e estivemos alguns dias nesta cidade.
13 - E no dia de sábado saímos fora das portas, para a beira do rio, onde se costumava fazer oração; e, assentando-nos, falamos às mulheres que ali se ajuntaram.
14 - E uma certa mulher, chamada Lídia, vendedora de púrpura, da cidade de Tiatira, e que servia a Deus, nos ouvia, e o SENHOR lhe abriu o coração para que estivesse atenta ao que Paulo dizia.
15 - E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis julgado que eu seja fiel ao SENHOR, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.
Atos 18:9-11:
9 - E disse o Senhor em visão a Paulo: Não temas, mas fala, e não te cales;
10 - Porque eu sou contigo, e ninguém lançará mão de ti para te fazer mal, pois tenho muito povo nesta cidade.
11 - E ficou ali um ano e seis meses, ensinando entre eles a palavra de Deus.

Pra.Carmem (Pra. Acsa)

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8