* 14 - CUIDANDO DA VINHA E COMPARTILHANDO O SEU FRUTO: “MUITO CUIDADO COM UM(A) VISITANTE SUTIL E BASTANTE PERIGOSO(A)...


Boa Noite, Amado(a) Leitor(a):

Nestas duas últimas semanas dois fatos interessantes e vergonhosos fizeram-me refletir sobre uma passagem Bíblica que fala a respeito de um episódio ocorrido com um governante de Israel e que vale de alerta e exemplo para qualquer ser humano nesta vida.
- O primeiro episódio trata-se de um fato mostrado e comentado nas redes sociais brasileiras a respeito de um candidato a prefeito no Brasil, candidato este o qual é casado e cuja campanha política está sendo financiado por uma das maiores Igrejas Evangélico do Brasil, candidato este o qual ao ser pego de surpresa em sua campanha e caminhada de rua com a visita de uma “tal mulher fruta” (que está candidata à vereadora) ficou tão encantado com os seios mostrados por esta candidata que não tirou os olhos de cobiça e até esqueceu que estava sendo filmado, resultando disto que este candidato tem até hoje sido objeto de piadas...
- O segundo episódio trata-se de um fato mostrado e comentado nas redes sociais internacionais a respeito de um monarca que mais uma vez escandaliza sendo que desta vez ao extremo deixando-se fotografar nu e em atos de relações sexuais até mesmo contrárias à natureza num final de semana de festas e orgias, resultando disto que este monarca e sua família até hoje estarem servindo de motivos para piadas a nível internacional...
Sabe, estes dois fatos me fizeram lembrar uma história real acontecida com o rei Davi de Israel a qual se encontra na Bíblia e descreveremos adiante:
(II Samuel 12:1) - E o SENHOR enviou Natã a Davi; e, apresentando-se ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre.
(II Samuel 12:2) - O rico possuía muitíssimas ovelhas e vacas.
(II Samuel 12:3) - Mas o pobre não tinha coisa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha.
(II Samuel 12:4) - E, vindo um viajante ao homem rico, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para assar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele.
(II Samuel 12:5) - Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o SENHOR, que digno de morte é o homem que fez isso.
(II Samuel 12:6) - E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal coisa, e porque não se compadeceu.
(II Samuel 12:7) - Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o SENHOR Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul;
(II Samuel 12:8) - E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais coisas.
(II Samuel 12:9) - Porque, pois, desprezaste a palavra do SENHOR, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amom.
(II Samuel 12:10) - Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para ser tua mulher.
(II Samuel 12:11) - Assim diz o SENHOR: Eis que suscitarei da tua própria casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol.
(II Samuel 12:12) - Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol.
(II Samuel 12:13) - Então disse Davi a Natã: Pequei contra o SENHOR. E disse Natã a Davi: Também o SENHOR perdoou o teu pecado; não morrerás.
(II Samuel 12:14) - Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do SENHOR blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.
(II Samuel 12:15) - Então Natã foi para sua casa; e o SENHOR feriu a criança que a mulher de Urias dera a Davi, e adoeceu gravemente.
(II Samuel 12:16) - E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra.
(II Samuel 12:17) - Então os anciãos da sua casa se levantaram e foram a ele, para o levantar da terra; porém ele não quis, e não comeu pão com eles.
(II Samuel 12:18) - E sucedeu que ao sétimo dia morreu a criança; e temiam os servos de Davi dizer-lhe que a criança estava morta, porque diziam: Eis que, sendo a criança ainda viva, lhe falávamos, porém não dava ouvidos à nossa voz; como, pois, lhe diremos que a criança está morta? Porque mais lhe afligiria.
(II Samuel 12:19) - Viu, porém, Davi que seus servos falavam baixo, e entendeu Davi que a criança estava morta, pelo que disse Davi a seus servos: Está morta a criança? E eles disseram: Está morta.
(II Samuel 12:20) - Então Davi se levantou da terra, e se lavou, e se ungiu, e mudou de roupas, e entrou na casa do SENHOR, e adorou. Então foi à sua casa, e pediu pão; e lhe puseram pão, e comeu.
(II Samuel 12:21) - E disseram-lhe seus servos: Que é isto que fizeste? Pela criança viva jejuaste e choraste; porém depois que morreu a criança te levantaste e comeste pão.
(II Samuel 12:22) - E disse ele: Vivendo ainda a criança, jejuei e chorei, porque dizia: Quem sabe se DEUS se compadecerá de mim, e viverá a criança?
(II Samuel 12:23) - Porém, agora que está morta, porque jejuaria eu? Poderei eu fazê-la voltar? Eu irei a ela, porém ela não voltará para mim.
(II Samuel 12:24) - Então consolou Davi a Bate-Seba, sua mulher, e entrou a ela, e se deitou com ela, e ela deu à luz um filho, e deu-lhe o nome de Salomão; e o SENHOR o amou.
(II Samuel 12:25) - E enviou pela mão do profeta Natã, dando-lhe o nome de Jedidias, por amor ao SENHOR.
Este relato Bíblico mostra o pecado de adultério do rei Davi, suas causas e graves consequências às quais eu gostaria que você leitor(a) me acompanhasse nesta reflexão onde iremos fatiar este episódio de adultério (cuja palavra significa toda e qualquer relação ilícita contrária à natureza e aos princípios estabelecidos por DEUS não se resumindo, portanto apenas à infidelidade conjugal) para o nosso melhor entendimento e aprendizado:
1 – Entre o adultério de Davi com Bate-Seba, homicídio que ele cometeu assassinado Urias esposo de Bate-Seba através de uma manipulação militar mandando que ele fosse colocado na linha de frente de batalha para que fosse morto e a primeira gravidez desta mulher que gerou este filho o qual foi fruto deste adultério passou-se cerca de um ano, onde Davi ficou calado e DEUS também ficou calado esperando que Davi se arrependesse destes seus graves pecados, mas, Davi ficou calado, tentou esconder os seus pecados e foi necessário que DEUS enviasse o profeta Natã para confrontá-lo sobre estes seus pecados!
2 – O profeta Natã inicia o diálogo com Davi falando uma alegoria onde mostra que um viajante chega e lhe é oferecido pelo homem rico (Davi) um banquete (relação de adultério) com a ovelha (Bate-Seba) que não pertencia ao rebanho deste homem rico! Mas, quem é este viajante?
Se lermos o capítulo 11 deste livro de II Samuel veremos que a ociosidade de Davi deu brecha para que os seus olhares e coração se voltassem para o viajante (o desejo de sua própria carne estimulado pela tentação em fazer algo que não é licito diante de DEUS - o pecado -), pois enquanto os seus funcionários estavam trabalhando e em campanha militar, Davi resolveu ficar em Jerusalém ociosamente e deixando vaguear os seus olhares livremente para todo e qualquer lugar até que se deparasse com a situação que o fez cair devido à falta de comunhão dele com DEUS naquele momento, pois, com certeza, se tivesse ocupado e meditando nas coisas de DEUS poderia até sentir a tentação, mas, não teria caído, tendo em vista que, Biblicamente falando, a tentação se torna pecado quando consumamos (realizamos) o que ela propõe seja em pensamento ou por ações praticadas (Gênesis 4: 6-7; Mateus 26: 41; Mateus 5: 27 – 30; I Coríntios 10: 13; Tiago 1:12-17; Lucas 4: 1 - 13)!
3 – Apesar de Davi ter se arrependido e não ter matado o profeta (algo comum entre a maioria dos poderosos não só daquela época, mas também dos dias atuais os quais são capazes e estão sempre dispostos a destruir as pessoas que tentam na Terra exercer justiça em relação aos seus prejuízos que trazem às outras pessoas), DEUS mostra as graves consequências do pecado de Davi: a) permissão que o espírito da violência assolasse a Casa de Davi, no caso do mesmo não se arrependesse dos graves pecados que cometeu; b) blasfêmia dos inimigos de DEUS em relação ao próprio DEUS, inimigos estes que hoje sabemos serem espirituais (demônios) e físicos (pessoas incrédulas e/ou desobedientes a DEUS), conforme nos ensina João 8: 31 – 47, Apocalipse 12: 7 – 11, etc;
4 – DEUS em Sua Graça perdoa o pecado de Davi e, para a própria cura emocional e psicológica de Davi e Bate-Seba e para o próprio bem da criança leva este primeiro filho de Davi com Bate-Seba! Davi se arrepende e aceita o perdão de DEUS. Quando Davi tem um segundo filho com Bate-Seba DEUS envia o profeta Natã para avisar-lhe que o nome deste segundo filho diante DELE é Jedidias (querido, amado, predileto por DEUS). Este segundo filho de Davi com Bate-Seba se torna mais tarde no rei Salomão!
Sabe, até hoje a estratégia do Diabo é sempre a mesma: enviar um viajante (a tentação que atua pelos nossos desejos e nos sugere a fazer algo que é errado) para que, caso estejamos descuidados possamos cair e, este viajante é muito sutil, perigoso e pode aparecer de diversas formas:
a) Uma “mulher – fruta” que aparece de repente com suas partes íntimas descobertas para um homem que está candidato a eleição de um cargo público;
b) Um convite para um final de semana de orgias num local vip, aparentemente escondido e de pouco acesso por ser frequentado apenas por pessoas milionárias, mas, que não faltam pessoas para fotografarem, publicarem e depois zombarem do bobo da Corte que escorregou como um patinho na lagoa suja;
c) Um provedor de internet o qual ao acessarmos para abrirmos nosso e-mail lança em nosso monitor de vídeo fotos sensuais de homens ou mulheres seminus ou nus para que sejamos tentados a frequentar sites pornográficos ou pratiquemos coisas que não deveríamos praticar;
d) Um e-mail enviado ou perfil compartilhado por um amigo(a), e-mail ou perfil compartilhados estes os quais abrimos pensando que é uma coisa e de repente percebemos que é outra coisa e chegamos até mesmo a compartilhar com outras pessoas, etc.
f) Um convite para participarmos de algum esquema ilícito de corrupção financeira numa empresa privada ou num órgão público com o argumento de que todo mundo faz isto e que tal esquema não será descoberto ou caso for descoberto tem como se escapar pela impunidade;
g) Um convite para obter o sustento financeiro próprio ou de sua família de forma fácil através de práticas tais como a venda do seu próprio corpo para a prostituição, tráfico de drogas, roubos, etc;
Portanto, como podemos ver, tomemos muito cuidado com este(a) visitante sutil e perigoso(a) que pode inclusive destruir para sempre nesta Terra a nossa reputação e de nossa família e, até mesmo nos levar a consequências inesperadas tais como surgimento de filhos oriundos de relacionamentos de fornicação ou infidelidade conjugal, doenças, morte física (por excesso de uso de drogas lícitas ou uso de drogas ilícitas) e até mesmo à separação (morte) eterna de DEUS!

Pra.Carmem (Pra. Acsa)

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8