SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...


Boa Noite, Querido(a) Leitor(a):

“Levou-me à sala do banquete, e o seu estandarte sobre mim era o amor.
Sustentai-me com passas, confortai-me com maças, porque desfaleço de amor.
A sua mão esquerda esteja debaixo da minha cabeça, e a sua mão direita me abrace” (Cântico dos Cânticos Capítulo 2, versículos 4 a 6).
Você sabia que existem três tipos (níveis) de sentimentos e relacionamentos de amor?

O primeiro tipo de amor é o Ágape. Este amor é incondicional, sendo o maior exemplo dele o amor de DEUS para com a humanidade na Pessoa de JESUS CRISTO, podendo ainda ser citado como outro exemplo o amor dos pais e mães para com os seus filhos(as). Este amor é o principal desafio e o mais alto nível de sentimento que um relacionamento pode ter.
O segundo tipo de amor é o Phileo o qual consiste no sentimento que ocorre num relacionamento de amizade.
O terceiro tipo de amor é o Eros que se refere ao sentimento sexual.
Seja qual for o tipo de sentimento de amor, o texto de Cântico dos Cânticos descrito acima nos informa sobre o desgaste que o amor pode sofrer ao longo do tempo e os cuidados que precisamos ter!
Observe que no início de qualquer relacionamento de amor, seja Ágape, Phileo ou Eros, um magnífico banquete se apresenta para o nosso desfrute. Porém, com o passar do tempo, o coração começa a desfalecer de amor, isto é, com o passar do tempo do relacionamento o desgaste da relação é uma séria possibilidade e um grande risco que pode ocorrer com o mesmo.
Porém, Cântico dos Cânticos nos mostra o motivo desse desgaste, as precauções e os cuidados a serem tomados para evitar este desgaste e o remédio para revertê-lo: “sustentai-me com passas, e confortai-me com maças”, ou seja, é necessário sustentar e confortar o relacionamento com coisas que verdadeiramente servem de sustento e conforto!
- “Sustentai-me com passas”: as passas são o produto final do fruto da videira que teve a sua água retirada, restando apenas a sua essência que consiste na polpa da fruta. Será que nos diferentes níveis de relacionamentos de amor trazemos e suprimos o banquete com aquilo que verdadeiramente é essencial? Aliás, será que você sabe o que verdadeiramente é essencial em seus relacionamentos?
- “Confortai-me com maçãs”:
em Cântico dos Cânticos 2:3 está escrito que a macieira serve de sombra, sendo uma fruta doce e macia ao paladar, servindo assim de estímulo de alegria para sentarmos à sua sombra, macieira esta que é comparada à pessoa amada no relacionamento. Será que nos diferentes níveis de relacionamento de amor, existe algum lugar onde a qualquer momento que for necessário possamos achar conforto, descanso, suavidade, doçura e prazer e, os frutos desta macieira estão sendo continuamente levados ao banquete? 

Percebemos assim que pertence a nós a responsabilidade de sustentar e trazer conforto para qualquer tipo de relacionamento e, o desafio é bem maior e mais complexo no relacionamento conjugal entre um homem e uma mulher onde é preciso sustentar com passas e confortar com maças os três níveis de amor deste relacionamento o qual, infelizmente, na grande maioria das vezes, a maior parte das pessoas de forma equivocada o desenvolve e o vivencia apenas baseado no sentimento Eros, não entendendo ou não aceitando que os sentimentos Ágape e Phileo se transformam nas passas e maças necessárias para a sua continuidade e que também até mesmo o sustento com a mão esquerda e o abraço com a mão direita, por mais simples que sejam, também podem ser as passas e maças que o relacionamento precisa e, por isso mesmo, é necessário que antes do nível Eros, sejam desenvolvidos os níveis Phileo e Ágape, sendo ensinado e apenas permitido o nível Eros após uma aliança de casamento para ser desfrutado no tempo certo, do modo e forma corretos para a própria saúde e o bem estar espiritual, emocional e físico do casal!
Bem, finalizando pergunto: Será que você tem maturidade suficiente e está disposto(a) a assumir a responsabilidade de trazer sempre para o banquete dos seus relacionamentos o sustento das passas e o conforto das maças, assim como também sabe quais os tipos de passas e maçãs que precisam ser trazidos, o tempo e onde ir buscá-las e como desfrutá-las?

Pra.Carmem (Pra. Acsa).P

Postagens mais visitadas deste blog

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8