PORQUE O INVERNO JÁ PASSOU, E A PRIMAVERA CHEGOU...


Boa Noite, Querido(a) Leitor(a):

Você alguma vez já parou para olhar e perceber as diferenças entre as estações do inverno e da primavera? Observemos o que nos ensina o texto de Cântico dos Cânticos em relação a estas diferenças:
“ O meu amado fala e me diz: levanta-te, querida minha, formosa minha, e vem.
Porque eis que passou o inverno, cessou a chuva e se foi; aparecem as flores na terra, chegou o tempo de cantarem as aves, e a voz da rola ouve-se em nossa terra.
A figueira começou a dar os seus figos, e as vides em flor exalam o seu aroma; levanta-te, amada minha, formosa minha, e vem.
Pomba minha, que andas pelas fendas dos penhascos, no esconderijo das rochas escarpadas, mostra-me o rosto, faze-me ouvir a tua voz, porque a tua voz é doce, e o teu rosto, amável.
Apanhai-me as raposas, as raposinha, que devastam os vinhedos, porque as nossas vinhas estão em flor” (Cântico dos Cânticos 2: 10 – 15).
Muitas vezes passamos por inverno em nossas vidas e achamos que esta estação não vai mais ter fim para nós, portanto, é sobre isto mesmo que o texto acima nos faz refletir: precisamos estar abertos(as) para perceber quando uma nova estação chega em nossas vidas e dispostos a desfrutar o que esta nova estação está nos trazendo de bom e de belo. Analisemos um pouco mais o texto:

- Levanta-te e vem mostra que é necessário sair da inércia e estagnação que algum fato ou alguém possam ter trazido para nós;
- O inverno passou, as flores aparecem na terra, as aves estão cantando, as figueiras estão dando os frutos e as flores exalam o seu aroma nos revelam que precisamos ver e escutar a explosão de vida e alegria que as novas oportunidades podem nos trazer caso estejamos dispostos a ver além de olhar, escutar além de ouvir, sejamos proativos e saibamos aproveitá-las. Observe ainda que a figueira começou a dar os seus frutos na primavera porque soube aproveitar a estação do inverno para ganhar, metabolizar energia e se fortalecer para poder assim na primavera já apresentar os seus frutos. Será que sabemos aproveitar o inverno que acontece em nossas vidas para fazer o mesmo que a figueira faz?
- O chamado para a pomba sair do esconderijo, mostrar o rosto e cantar docemente, nos faz lembrar que precisamos romper as barreiras do medo, da vergonha, da falta de auto-estima e do rancor para podermos de fato ajudar a nós mesmos(as) e outras pessoas pelo poder do amor;
- Apanhar as raposas e raposinhas que devastam os vinhedos que estão em flor nos adverte que embora o inverno já tenha passado, mesmo durante a primavera é preciso ter cuidado, pois a beleza e a alegria desta estação poderá ser destruída pela devastação que algo maior ou menor possa causar, ou seja, precisamos estar alerta para que alguém ou alguma situação por mais complexa ou simples que seja não destrua as oportunidades que a nova fase (primavera) está trazendo para nós e assim nos impeça de desfrutarmos da mesma.
Bem, depois deste ensinamento você está disposto(a) a levantar-se, ver e escutar a paisagem ao seu redor, perceber as oportunidades que a nova estação está trazendo, romper as barreiras do medo, da vergonha, da falta de auto-estima e do rancor e aproveitar estas oportunidades de forma vigilante para que coisa ou pessoa alguma possa lhe impedir de desfrutá-la?
Só depende de você, pois, com certeza, o inverno passará ou já passou e a primavera em breve chegará ou quem sabe até já chegou e você ainda não percebeu ou não está tendo o devido cuidado com as raposas e raposinhas...
 


Pra.Carmem (Pra. Acsa).P

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8