O QUE SERÁ FEITO DA IRMÃ MAIS NOVA DAS FILHAS DE JERUSALÉM?


Boa Noite, Querido(a) Leitor(a):

A nossa existência consiste inevitavelmente a cada instante em momentos onde, de um modo ou de outro, em algum lugar, somos ou seremos solicitados no que diz respeito à decisões e exercício de algum tipo de liderança e administração, seja em nossa vida particular, em nossa família, em nossa comunidade sócio-política-religiosa, em nosso trabalho...Portanto, hoje, gostaríamos de refletir acerca de mais um ensinamento Bíblico: o da irmã mais nova das filhas de Jerusalém.
Em Cântico dos Cânticos 8: 8 – 10 existe uma belíssima descrição de um cântico ministrado pelas filhas de Jerusalém o qual diz que elas têm uma irmã mais nova que é pequena (mas está crescendo) e então, elas perguntam (e ao mesmo tempo respondem) à Sulamita o que farão com essa irmã quando ela for pedida em casamento dizendo que se esta irmã for um muro construirão sobre ela uma torre de prata porém, se for uma porta farão ao seu redor uma cerca com tábuas de cedro. Em resposta a Sulamita também diz que é um muro com duas torres e que por isso foi digna de confiança do seu esposo.
O presente relato nos faz refletir e nos mostra que um dia, quando inevitavelmente chegar a hora da responsabilidade poderemos manifestar dois tipos de lideranças, ou seja, a de um muro ou a de uma porta sem segurança. Portanto, analisemos assim, os dois tipos de lideranças apresentados pela música das filhas de Jerusalém:
- O Muro: Representa segurança e, segurança tal que permite que sobre este alicerce seja levantada uma torre de prata. É o tipo de liderança que se mostra treinada, sólida, firme, digna (como a prata) de ser o elo entre as coisas preciosas e nobres (Provérbios 17: 3), portanto apta para cuidar do que está dentro e ao redor de si mesma e para vigiar tudo que lhe for confiado contra qualquer investida de intrusos e inimigos. Notemos que a Sulamita teve seu caráter formado e construído de tal forma que foi digna de ter duas torres de vigia, isto é, foi digna não apenas de uma confiança e responsabilidade, mas de dobrada confiança e responsabilidade, zelando assim pela segurança e pela paz.
- A Porta Sem Segurança: Uma porta representa acesso de entrada e/ou saída, mas, uma porta sem alicerce ao redor não oferece segurança alguma assim, é necessário que alguém venha e lhe dê segurança através da construção de algo ao redor logo, este tipo de liderança mostra que ainda não está apta para ser guardiã e vigilante das responsabilidades que inevitavelmente virão e, por mais cercada que esteja por alicerces construídos por outros, tal segurança não é ideal pois, cercas de tábuas de madeiras cortadas, por mais bonitas que sejam, são menos seguras que muros de pedra ou de sebes que consistem em cercas vivas de plantas (Mateus 21: 33), revelando assim, que existirão momentos em que apenas, unicamente o tipo de alicerce que está construído em nós é que há de ser testado e, aprovado ou reprovado por DEUS e nos mostrará assim quem verdadeiramente somos (Mateus 7: 24 – 29; I Coríntios 3)!

Será que realmente você está apto(a) para assumir responsabilidades e liderar, e esta liderança é digna de confiança da parte de DEUS, de seus familiares, amigos(as), de suas comunidades que você convive e por parte de sua nação? Vejamos alguns exemplos:
- Que tipo de liderança você tem sido quando inevitavelmente chegam aqueles momentos de exercer a liderança? Um muro digno de confiança e de assumir responsabilidades trazendo segurança e paz para si mesmo e para todos que estão ao seu redor e alcance (família, irmãos em CRISTO, etc)? Uma porta sem segurança por onde tudo e todos podem ter acesso e fazer o que querem com você, sua família, sua comunidade, etc?
- Que tipos de maridos e esposas estão sendo preparados(as) e estão surgindo em nossa sociedade? Um muro ou uma porta sem segurança?
- Que tipos de lideranças estão sendo preparadas, escolhidas e/ou colocadas pelas comunidades e instituições que cuidam da espiritualidade humana? Um muro ou uma porta sem segurança?
- Que tipos de governantes estão sendo preparados(as) e estão sendo escolhidos(as) pelos povos e nações da Terra? Um muro ou uma porta sem segurança?
Se você é um muro não se descuide, pois a História e o tempo nos mostram que cidades fortificadas com muros de pedras (Jericó, Babilônia, Jerusalém, etc) vieram abaixo e foram destruídas se tornando em ruínas pelo fato de que do mesmo modo que a sabedoria com o passar do tempo constrói, também com o passar do tempo a insensatez e o pecado derrubam o que foi construído (Provérbios 14:1; Eclesiastes 2; 4:13-16; II Crônicas 7: 11 – 22; Jeremias 18; Ezequiel 22; Mateus 7: 24 – 27).

Se você tem sido ou está caminhando para ser uma porta sem segurança, acorde, anime-se, realize alguma ação! Ainda há tempo de construir o muro pois, a História e o tempo também nos mostram que Jerusalém foi construída, reconstruída e fortificada quando pessoas decidiram colocar os seus alicerces em DEUS, pois o chamado do PAI para todos nós em CRISTO JESUS é para, enquanto estivermos na Terra, edificarmos as ruínas antigas, levantarmos os fundamentos de muitas gerações e sermos reparadores de brechas e restauradores de veredas para morar (Isaías 58).
O que poderá ser dito sobre você pelas filhas de Jerusalém e que música está sendo cantada a respeito de sua vida na Terra? 
Pra.Carmem (Pra. Acsa).P

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8