* 19- CUIDANDO DA VINHA E COMPARTILHANDO O SEU FRUTO: A SUA AUTOESTIMA


Bom Dia, Querido(a) Leitor(a):

Eu hoje gostaria de compartilhar com você sobre o que a Bíblia ensina sobre a autoestima e o que DEUS tem me ensinado sobre este tema em termos de relacionamento afetivo, de amizade e no relacionamento profissional com a experiência vivida pele minha melhor amiga íntima.

A autoestima no relacionamento conjugal e de amizade:

Como se sabe a sociedade e os familiares cobram muito para que as pessoas constituam uma família, porém a Bíblia ensina que não se deve despertar o amor até que queira:

(Cânticos 3:5) -  Conjuro-vos, ó filhas de Jerusalém, pelas gazelas e cervas do campo, que não acordeis, nem desperteis o meu amor, até que queira.

A sociedade que vivemos nos dias atuais incentiva o erotismo fortemente estimulando inclusive a prática de toda forma de sexo chamando isto de amor!

Sexo é sexo e amor é amor e por isto mesmo na Bíblia vemos três tipos de relacionamentos entre pessoas e chama de amor apenas o sentimento Ágape!

O Ágape é realmente o amor o qual é um sentimento sem interesse próprio típico do amor de DEUS para com os seres humanos e que todos os seres humanos deveriam primeiro aprender a ter uns com os outros em todas as dimensões existenciais (I Coríntios 13)!

O Filéo é o sentimento de amizade, companheirismo e o segundo sentimento que os seres humanos deveriam aprender.

O Eros é o sentimento de atração sexual que envolve a paixão e o último sentimento que as pessoas deveriam exercer e exercer da forma correta, em santidade diante de DEUS (Hebreus 13: 4; Romanos 1: 18-32; I Coríntios 6; Gálatas 5: 19-21; Apocalipse 22: 15)! Porém o ser humano corrompido pelo pecado inverte esta ordem e assim a sociedade principalmente nos dias de hoje estimula que as pessoas vivam apenas em função do Eros corrompido e jamais evoluam para o Filéo e muito menos para o Ágape.

São poucos os seres humanos que nascem e conseguem crescer espiritualmente e emocionalmente ao ponto de desenvolver em sua personalidade e no seu caráter a prática do sentimento Ágape em todos os relacionamentos (conjugal, de amizade, profissional, familiar, etc.). Em geral, principalmente nos dias de hoje, os seres humanos, mesmo aqueles que têm um parceiro sexual, evoluem como pessoas apenas a nível de Eros e baixo nível de Filéo!

Vários colegas e pessoas da família desta amiga íntima minha já chegaram para ela e disseram: Olha! Precisa se casar! Quem escolhe muito termina ficando só! Você está ficando velha! E nesta onda de cobrança vi muitos familiares, colegas e amigas desta amiga íntima minha quebrarem a cara! Hoje estão com a vida bastante encrencada e destruída por terem contraído relacionamentos com pessoas que não deveriam ter se relacionado pelo medo de não ficarem só! E algumas delas até mesmo morreram por terem se relacionado com homens cuja personalidade é de vampiros e as fizeram primeiro adoecer emocionalmente e depois fisicamente vindo a falecerem devido não terem saído a tempo do deserto emocional que passaram causado por este relacionamento com estes vampiros! Também já vi homens (familiares e amigos) com a vida muito encrencada e bastante destruída por terem se relacionado com mulheres vampiros! E com certeza você leitor(a) também já deve ter visto exemplos de mulheres e homens que estiveram e estão com a sua vida destruída, alguns até mesmo tendo morrido fisicamente devido terem adoecido emocionalmente e depois fisicamente devido direta ou indiretamente (por vícios que destruíram a sua saúde física, etc) a estes relacionamentos indevidos!             

Não é por falta de oportunidade que esta amiga íntima minha não esteja casada! Várias possibilidades apareceram, porém, infelizmente eram pessoas que não valiam a pena se relacionar com elas devido serem pessoas sem relacionamento com DEUS! Eu sei inclusive que pessoas do tipo desta amiga íntima minha com uma inteligência dada por DEUS acima da média não é fácil casar, pois em geral os homens têm medo de mulheres assim e disto fala muito bem o psiquiatra, psicoterapeuta, cientista e escritor Augusto Cury em seu livro “Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis”, livro este que recomendo a todas as mulheres e homens lê-lo! Esta amiga íntima minha não tem culpa se DEUS a fez assim e se ainda não encontrou um homem inteligente e sábio o qual com certeza sabe apreciar e valorizar uma mulher como ela e quando ela encontra homens assim eles já estão com compromisso com outra pessoa, pois homens assim não sobram e ela infelizmente não tem tido a sorte de chegar antes ou então talvez DEUS tenha alguém ou algo precioso e melhor para ela! E tem mais: apesar de ser uma pessoa só ela não cultiva a solidão, pois solidão é um estado de espírito! Existem muitas pessoas que vivem rodeadas de pessoas, mas se encontram só, enquanto uma pessoa poder estar só e não ser solitária! Certa vez ela estava passeando com uma amiga e esta sua amiga disse para ela que ela estava ficando velha e precisava se relacionar com alguém, então ela disse: eu não tenho culpa se os homens não conseguem me enxergar! Um patrimônio como este não se perde! E ela sempre pensou assim, esteja ou não em forma física e esteja ou não bem vestida! E quando ela se sente ameaçada pelo sentimento de tristeza ou solidão trata logo de colocar estes sentimentos para correrem bem longe dela com atitudes práticas e assim dá a volta por cima e segue sua caminhada! Ela procura não cultivar estes sentimentos de tristeza ou solidão nem mesmo quando adoece, pois aprendeu a chegar ao Trono da Graça de DEUS para obter socorro na hora certa e aplica estratégias diversas (aprovadas por DEUS) para não ser envolvida e derrotada por estes sentimentos!  

Recentemente esta amiga íntima minha passou pela seguinte situação: se sentiu atraída por uma pessoa que socialmente falando é um verdadeiro "príncipe"! Ele a fez sentir algo que jamais ela havia sentido por alguém! Realmente o sentimento entre um homem e uma mulher é maravilhoso e belo! Porém, este "príncipe" não é sábio e não possui um relacionamento com DEUS! Teve um relacionamento de fornicação com uma mulher durante cerca de dez anos, mulher esta que tudo estava preparado para que ela fosse sua futura esposa e a sua família fazia gosto neste relacionamento! Porém, quando foi cobrado para assumir definitivamente a pessoa a qual ele defraudou durante dez anos ele a deixou! Ao estar solteiro conheceu a possibilidade de relacionamento com esta amiga íntima minha. A sua mãe e sua irmã mais velha e outras pessoas até torciam para que eles tivessem um relacionamento! De diversas formas ela o tem abordado falando-lhe do Evangelho e de princípios de sabedoria e a necessidade dele desenvolver a sua espiritualidade! Mas, o príncipe virou um sapo! Ele rejeitou este relacionamento pessoal com CRISTO e com ela e hoje vive num relacionamento de pecado de fornicação com uma mulher tântrica! Os seus familiares e pessoas que o admiram já o alertaram sobre este relacionamento que não é bem-vindo na família e tem sido motivo de confusão e quebra da unidade familiar e inclusive até agredido fisicamente e na polícia ele já foi parar por causa dela e a sua aparência física está vulgar! Há um tempo atrás sofreu um acidente de carro e se tivesse morrido na situação espiritual que estava (e que hoje ainda se encontra) teria ido para a perdição eterna, pois este é o caminho de todas as pessoas que rejeitam a DEUS e vivem uma vida em desobediência ao que ELE diz e como se ELE não existisse e rejeitam o perdão e a reconciliação com DEUS na Pessoa de CRISTO! E, DEUS mostrou outras coisas a respeito desta pessoa:

- Ele é uma pessoa que aparentemente vive bem, mas possui um problema comportamental e de caráter, etc, que só DEUS em CRISTO pode resolver, libertá-lo e curá-lo! E esta minha amiga íntima gostaria de inclusive ajudá-lo nesta questão, pois uma tântrica jamais conseguirá ajudá-lo nesta questão!  

- Ele passou recentemente por um deserto emocional após o período de término do relacionamento com a primeira mulher que conviveu em fornicação durante dez anos e tentou resolver este deserto com amizades indevidas, indo a lugares e se expondo a imagens e pessoas que não deveria e daí, achando que era forte resolveu se aventurar sexualmente brincando com esta mulher que o fisgou sexualmente! Inclusive DEUS mostrou para esta amiga íntima minha que esta mulher, que atualmente ele está se relacionando, utilizou e usa até hoje de rituais tântricos para prendê-lo!

Aqui vai um aviso: jamais brinque com a questão sexual achando que é forte! O sexo é uma força muito poderosa (tão poderosa que gera a vida e é usado na feitiçaria para transferência de espíritos malignos em rituais de fertilidade em algumas religiões ou em rituais de iniciação a ordens ou graus em determinadas sociedades secretas) e sua porta só deve ser aberta com a pessoa certa no momento certo! É por isto que DEUS nos diz para não termos envolvimento sexual antes do casamento! As pessoas se envolvem sexualmente antes de conhecer profundamente o caráter e a personalidade um do outro e depois percebem que a pessoa com quem se envolveu não é a pessoa que queria (em termos de espiritualidade, caráter, personalidade, companheirismo, fidelidade, equilíbrio emocional, etc.), entretanto está preso(a) emocionalmente pelo sexo e passa a viver uma vida infeliz e quando consegue sair do relacionamento sai bastante ferido(a) emocionalmente!

A questão sexual é tão forte e séria que a Bíblia nos diz que resistamos ao Diabo e ele fugirá de nós, porém em relação ao pecado sexual da prostituição diz que devemos fugir dele, ou seja, não desobedeça a DEUS pensando que você é forte o suficiente para brincar com o sexo e achar que se sairá bem!

(I Corintios 6:18) -  Fugi da prostituição. Todo o pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo.

- Também DEUS mostrou a esta amiga íntima minha que ele teve medo de se relacionar com ela e a rejeitou pelo seu compromisso e seriedade espiritual com JESUS, da idade, etc! Interessante, rejeitou e teve medo dela e de DEUS, mas não rejeitou e nem teve medo de esta mulher praticante de rituais tântricos! Inclusive ele recriminava muito seu pai que no passado chegou a trair sua mãe (uma mulher bela, elegante, educada, inteligente, culta, charmosa, poliglota, bem atuante em obras sociais, etc.) com uma tântrica e entretanto depois fez a mesma coisa! A minha amiga íntima olhou recentemente a sua foto e percebeu que ele não está feliz! Esta tântrica que ele está sem a maquiagem e o photoshop não é nem tão bonita assim! Mas é uma mulher que fez e faz até hoje rituais tântricos para prendê-lo sexualmente e emocionalmente e o domina completamente tendo isto também DEUS mostrado para esta amiga íntima minha! E tudo isto começou com uma aventura sexual ilícita!

Muitas pessoas tendo passando por uma situação de rejeição entram em depressão ou então para não ficar por baixo tentam superar o fato caindo nos braços de outra pessoa num desespero e cometendo o mesmo erro de brincar com o sexo ficando depois com a sua vida encrencada e complicada também! Porém, a sabedoria de DEUS e JESUS assim nos ensinam:

(Provérbios 31:30) -  Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa sim será louvada.

(Lucas 10:16) -  Quem vos ouve a vós, a mim me ouve; e quem vos rejeita a vós, a mim me rejeita; e quem a mim me rejeita, rejeita aquele que me enviou.

Graças a DEUS esta amiga íntima minha sempre teve uma consciência e certeza com ela: quando uma pessoa a rejeita (sua proposta e condições de amizade ou de relacionamento profissional ou de namoro), a mesma entende que não é ela que não serve para a pessoa que a rejeitou! Ao contrário! É a pessoa que não serve para ela e lhe rejeita porque rejeita a DEUS e a Sua presença na sua vida! Logo, ela entende que não é ela quem tem que baixar o nível da sua espiritualidade, intelectualidade, sabedoria, inteligência e excelência de integridade de caráter (adquiridos pela comunhão com JESUS) e passar a satisfazer capricho de quem quer que seja e queira que inclusive ela troque o compromisso de uma vida que procura obedecer a JESUS por um relacionamento com pessoas que não obedecem a DEUS, mas sim estas pessoas que têm que se converter e crescerem! E esta amiga íntima minha não costuma perder tempo com pessoas assim! Ao contrário, costuma sempre investir em relacionamentos (amizade, profissional, etc.) com pessoas que sejam do seu nível para cima ou se forem abaixo do seu nível que pelo menos ela visualize nelas o interesse em quererem crescer! Mas se não querem, paciência, como diz o ditado “a fila anda” e ela dá graças a DEUS quando acontece algo que mostra o caráter e o nível das pessoas! E a oração desta amiga íntima minha sempre quando se encontra numa situação desta é: se for da Tua vontade DEUS em continuar a investir nesta proposta de relacionamento, então liberta e quebra o vaso (a pessoa) e faz um vaso novo do jeito que só Tu sabes e podes fazer PAI!  Assim, há um bom tempo ela já se considera livre da responsabilidade do sangue (vida) desta pessoa (o príncipe que virou um sapo) que ela se sentiu atraída fisicamente e por alguns atributos de sua personalidade, pois o alertou e já se considera aberta para outros relacionamentos e entende que se o vaso não foi quebrado e a pessoa não muda é porque então não serve para ela!  

Portanto, se você é solteiro(a) ou casado e o seu príncipe ou sua princesa virou respectivamente sapo ou rã, não se desespere! Sei que dói, mas a dor passa e agradeça a DEUS o livramento que ELE lhe deu, aprenda a conviver com a rejeição, no caso de traição saiba que o pecado da traição foi da outra pessoa, quem está perdendo é ela e não você, desde agora você está livre para reconstruir a sua vida, não entre em depressão, procure ocupar sua mente com outras coisas (se for ocaso até volte a estudar ou aprenda uma profissão, arte ou esporte, ou se envolva em atividades voluntárias, etc.), se ajeite, levante a cabeça e vá reconstruir sua vida com sabedoria e não tente compensar ou provocar ciúmes ou mostrar que está bem se envolvendo com outra pessoa brincando com o sexo e com o sentimento de outra pessoa até mesmo porque isto é defraudação emocional e um grande pecado diante de DEUS:

(I Tessalonicenses 4:1) - Finalmente, irmãos, vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus, que assim como recebestes de nós, de que maneira convém andar e agradar a Deus, assim andai, para que possais progredir cada vez mais.

(I Tessalonicenses 4:2) - Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor Jesus.

(I Tessalonicenses 4:3) - Porque esta é a vontade de Deus, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição;

(I Tessalonicenses 4:4) - Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra;

(I Tessalonicenses 4:5) - Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a Deus.

(I Tessalonicenses 4:6) - Ninguém oprima ou engane a seu irmão em negócio algum, porque o SENHOR é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos.

(I Tessalonicenses 4:7) - Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação.

(I Tessalonicenses 4:8) - Portanto, quem despreza isto não despreza ao homem, mas sim a Deus, que nos deu também o seu Espírito Santo.

A autoestima no relacionamento profissional:

Há cerca de dois anos esta amiga íntima minha passou num concurso público federal com excelente salário numa das profissões prediletas dela e que sempre ela sonhou em ser uma funcionária pública nesta área! Porém DEUS falou para esta amiga íntima minha não ir! E por motivos espirituais, familiares, devido ao local que ela ia, por questões outras profissionais e por saber que esta empresa era uma empresa com forte prática de assédio moral e institucional (motivada principalmente quando o funcionário não concorda com os desvios de recursos públicos e demais coisas erradas que a empresa faz em prol da ingerência política que é muito grande na mesma) e o fato da empresa por uma manobra politiqueira não a ter chamado para a primeira opção de local que ela escolheu (mesmo ela tendo tentado negociar não obtendo resultados satisfatórios) então estas coisas em conjunto com o fato de DEUS ter dito para ela não ir fizeram que esta amiga íntima minha tomasse a decisão em não ir! Não foi fácil esta decisão que ela tomou! Então, muitas pessoas vieram e vem para ela e dizem até hoje: você é louca! Não se perde uma oportunidade destas! Como você trocou um emprego de concursado estadual por um emprego de concursado federal! Então ela sempre diz: não, não! Ao contrário! Não fui eu quem perdeu a excelente oportunidade! Foi a empresa federal que perdeu uma excelente profissional! Uma profissional como eu, com as excelentes qualidades profissionais e investimento de conhecimento como eu tenho não se perde! Eu se fosse um profissional de recursos humanos sério e que privilegiasse a meritocracia e a excelência da qualidade da prestação de serviço não perderia um profissional como eu, pois uma boa empresa não desperdiça profissionais como eu! Veja bem:

- Se você tem sido rejeitado(a) numa proposta de emprego ou está sendo despedido de uma empresa por não concordar com as práticas ilícitas e o assédio moral e institucional que esta empresa pratica saiba que não é você que está perdendo! É a empresa que está lhe perdendo! Inclusive denuncie esta empresa caso tenha oportunidade! Assim como existem Países de diferentes níveis de riqueza e qualidade de vida (que se costuma classificar como primeiro, segundo e terceiro mundo) saiba que as empresas também podem ser classificadas como de primeiro, segundo e terceiro mundo! Com certeza empresas que praticam assédio moral e institucional e realizam demais práticas ilícitas estão classificadas em terceiro mundo! Agradeça a DEUS por não ter sido aceito nesta empresa ou por estar saindo desta empresa e vá a luta em prol das empresas de primeiro mundo! Não baixe o seu nível! É melhor ficar desempregado do que ter a sua dignidade aviltada como ser humano! Peça estratégias a DEUS, confie no seu taco (potencial, capacidade, qualificações, etc.), não se sinta inferior e nem deixe de investir em você mesmo(a) como profissional e se for até necessário vá até vender comida ou objetos na rua (pois emprego pode até faltar, mas trabalho e o que fazer com as mãos não faltam para sobreviver) mas jamais se submeta a este tipo de relacionamento profissional! Já ouvi muitas histórias de pessoas que foram despedidas ou rejeitadas em propostas de emprego por serem consideradas “velhas” e até mesmo por serem analfabetas ou semianalfabetas ou por não terem concordado com as práticas ilícitas da empresa e hoje são empresários(as) de sucesso!

E tem mais um detalhe: esta amiga íntima minha fez bem em obedecer a DEUS e não ter saído de onde estava! Recentemente ela foi curada pelo poder de DEUS de uma enfermidade física que sofria há 24 anos! Se ela tivesse ido para a empresa federal que foi chamada no concurso teria perdido a oportunidade de estar na Igreja que atualmente está frequentando a qual ela tem aprendido muito sobre a fé e o poder de DEUS e fez a campanha de fé na qual ela foi curada! DEUS sempre age assim para com ela! Pediu que ela sacrificasse o seu Isaque (sua vontade, seu maior desejo) para lhe abençoar! E ela quando desistiu de ir nem sabia ou imaginava que DEUS estava querendo lhe abençoar! Não é a primeira vez que isto acontecesse com ela! Há um bom tempo atrás, quando ela era adolescente, DEUS começou a tocar no coração dela para que deixasse de ouvir músicas mundanas! Foi uma decisão também muito difícil, pois ela dormia, acordava e passava o dia ouvindo música! E então ela foi tocada por DEUS para que deixasse de ouvir estas músicas mundanas destes(as) cantores(as) que quase 100% fazem pacto de feitiçaria com o Diabo para terem sucesso e cujas músicas ensinam e doutrinam as pessoas para fazerem coisas erradas e assim pecarem! E ela assim o fez e para sua surpresa DEUS a abençoou com o dom de compor músicas (letras, melodias e arranjos musicais)! Hoje ela graças às condições financeiras que tem alcançado com as bênçãos de DEUS, está produzindo o seu primeiro CD de música gospel e tem músicas para mais de cinco Cd’s além deste primeiro que ela está produzindo! DEUS quando solicitou que ela deixasse de ouvir estas músicas não disse que iria lhe dar este dom e talento musical! Apenas solicitou que ela se santificasse e sacrificasse esta sua vontade! E ela tem sido até hoje grandemente abençoada por esta decisão!

Bem, aqui termino este momento de encontro com você querido(a) leitor(a) e espero que possa ter lhe abençoado com mais esta reflexão e experiência de vida Cristã... 

Pra.Carmem (Pra. Acsa)


Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8