* 22- CUIDANDO DA VINHA E COMPARTILHANDO O SEU FRUTO: CUIDADO PARA NÃO DESVIAR O FOCO DA ATENÇÃO DO OBJETIVO/PROPÓSITO CORRETOS PARA O ENGANO/EQUÍVOCO...


No mês de Junho deste ano de 2013 aproveitei um feriado municipal e fui com um colega meu fazer um trabalho de consultoria em outro município.
Quando estávamos voltando do local onde fomos fazer o trabalho pegamos na BR um congestionamento de carros que durou cerca de três horas!
Quando estávamos esperando no congestionamento de repente apareceu uma ambulância apitando e pedindo passagem e os carros inclusive o nosso deram passagem para esta ambulância...
Então eu comentei com meu colega: temos que deixar a ambulância passar embora saibamos que às vezes estas ambulâncias não estão em situação alguma de emergência e os seus motoristas fazem isto para saírem logo do trânsito congestionado, porém, como não sabemos se é verdade ou mentira, por uma questão de consciência devemos deixar passar, até mesmo porque quem já andou de ambulância socorrendo alguém (como a minha pessoa que já levou a sua saudosa avó a um hospital) sabe como o tempo é precioso e pode salvar uma vida...
Então meu colega me disse: eita, deixa eu te contar uma história que aconteceu comigo um dia na estrada! Eu estava num trânsito congestionado assim como este e de repente chegou uma ambulância apitando pedindo passagem e então todo mundo a deixou passar! Só que quando ela passou na minha frente mais um pouco adiante o motorista perdeu o controle e o carro rodou e capotou. Então todo mundo correu para socorrer o motorista e a “pessoa” que estava sendo socorrida pela ambulância, porém, para surpresa de todos nós quando o pessoal chegou para socorrer o motorista e demais pessoas que porventura estivessem na ambulância viram que não existia doente algum, mas sim que no lugar do doente estavam várias telhas que o motorista estava levando para uso próprio!
Então eu já sabendo como o povo pernambucano é o qual não gosta nada de ser feito de besta, de palhaço e já imaginando a reação das pessoas perguntei ao meu colega: e aí? O que aconteceu quando o povo percebeu a mentira do motorista da ambulância? Então meu colega disse: tu não sabe como o povo é? Tiraram o motorista, deram uns tapas nele e chamaram ele de cabra-safado e outras coisas por ter enganado as pessoas e estar usando a ambulância para serviços particulares! Rimos bastante!
Então eu disse para o meu colega: eu também tenho uma história de ambulância para contar! Tu lembras que no início do bairro da Madalena existiam dois casarões antigos com umas árvores bem grandes e de tronco bem grosso na calçada destes dois casarões? Meu colega disse: lembro! Pois bem, certa vez eu estava no ônibus indo para o centro comercial do Recife e quando o ônibus chegou neste início do Bairro da Madalena de repente eu vi uma ambulância que acabara de bater numa destas árvores! E fiquei olhando e vi que a porta de trás da ambulância estava aberta, a maca estava fora da ambulância e uma mulher de idade que estava na maca levantou-se assustada da maca! Então eu disse comigo mesma: pronto, duas coisas! Ou esta mulher pensava que estava doente fisicamente e era apenas algo psicológico ou então ela realmente estava doente fisicamente e a pancada da batida no carro na árvore a assustou e ativou o seu instinto de sobrevivência que a fez encontrar forças para colocar a doença para correr e assim se levantar, pois não é possível que alguém que esteja sendo socorrida numa ambulância e acontece um acidente de carro com esta ambulância e depois esta pessoa se levanta da maca sem que uma destas duas situações tenham ocorrido! Rimos bastante...
Estes fatos me fazem lembrar alguns ditados populares que temos aqui em Pernambuco:
Cuidado, nem tudo que reluz é ouro...
Cuidado para não ver chifre em cabeça de cavalo...
Cuidado, pois beleza pode até pôr mesa, mas não é documento de identidade de seu ninguém, ou seja, a beleza pode até impressionar e causar impacto à primeira vista, mas não atesta a qualidade do caráter de pessoa alguma...
Cuidado, pois as aparências enganam...
A dor é que ensina a parir, ou seja, as dificuldades da vida podem ensinar e preparar as pessoas para se tornarem lideranças de boa qualidade de caráter e treinadas que poderão influenciar de forma significativa a sociedade em que vive, povos e nações da Terra...
E, por aí vai a sabedoria popular nos ensinado grandes verdades da vida...
Estes fatos citados por mim eu os mencionei para mostrar a realidade de que jamais devemos tirar o foco da atenção daquilo que realmente é essencial e importante não importa a situação e o momento em que estamos vivendo!
Sabe, DEUS também nos fala sobre a importância de jamais devermos tirar o foco da atenção daquilo que realmente é essencial e importante não importa a situação e o momento em que estamos vivendo!
Texto-1:
(Josué 1:1) - E sucedeu depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:
(Josué 1:2) - Moisés, meu servo, é morto; levanta-te pois agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, para a terra que eu dou aos filhos de Israel.
(Josué 1:3) - Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés.
(Josué 1:4) - Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo.
(Josué 1:5) - Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei.
(Josué 1:6) - Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria.
(Josué 1:7) – Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares.
(Josué 1:8) - Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido.
(Josué 1:9) - Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares.
Texto-2:
(Judas 1:5) - Mas quero lembrar-vos, como a quem já uma vez soube isto, que, havendo o Senhor salvo um povo, tirando-o da terra do Egito, destruiu depois os que não creram;
(Judas 1:6) - E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;
(Judas 1:7) - Assim como Sodoma e Gomorra, e as cidades circunvizinhas, que, havendo-se entregue à fornicação como aqueles, e ido após outra carne, foram postas por exemplo, sofrendo a pena do fogo eterno.
Texto-3:
(Lucas 9:28) - E aconteceu que, quase oito dias depois destas palavras, tomou consigo a Pedro, a João e a Tiago, e subiu ao monte a orar.
(Lucas 9:29) - E, estando ele orando, transfigurou-se a aparência do seu rosto, e a sua roupa ficou branca e mui resplandecente.
(Lucas 9:30) - E eis que estavam falando com ele dois homens, que eram Moisés e Elias,
(Lucas 9:31) - Os quais apareceram com glória, e falavam da sua morte, a qual havia de cumprir-se em Jerusalém.
(Lucas 9:32) - E Pedro e os que estavam com ele estavam carregados de sono; e, quando despertaram, viram a sua glória e aqueles dois homens que estavam com ele.
(Lucas 9:33) - E aconteceu que, quando aqueles se apartaram dele, disse Pedro a Jesus: Mestre, bom é que nós estejamos aqui, e façamos três tendas: uma para ti, uma para Moisés, e uma para Elias, não sabendo o que dizia.
(Lucas 9:34) - E, dizendo ele isto, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e, entrando eles na nuvem, temeram.
(Lucas 9:35) - E saiu da nuvem uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho; a ele ouvi.
(Lucas 9:36) - E, tendo soado aquela voz, Jesus foi achado só; e eles calaram-se, e por aqueles dias não contaram a ninguém nada do que tinham visto.
Estes relatos Bíblicos são apenas alguns dos muitos exemplos que DEUS nos mostra sobre a importância de jamais desviarmos o foco da atenção do objetivo/propósito correto para o engano/equívoco!
No Texto-1 DEUS ensina ao guerreiro e conquistador Josué que o êxito de uma liderança e a vitória de uma pessoa seja em qual for o território a ser conquistado depende de atitudes tais como levantar-se, olhar o território a ser conquistado, passar adiante para conquistar o território, ter esforço, bom ânimo, disciplina e obediência a determinados princípios!
No Texto-2 DEUS mostra que uma vez o território conquistado ou recebido por herança é necessário seguir os bons princípios que garantem, dão legitimidade e legalidade à sua permanência como liderança neste território conquistado ou recebido por herança!
No Texto-3 DEUS adverte que o foco da existência de todo ser humano deve ser uma vida que procura ouvir e obedecer a JESUS, não importa quem a pessoa seja: pobre, rico, nobre, plebeu, intelectual ou não intelectual, etc, pois fomos criados para viver em comunhão com DEUS e o aprendizado desta comunhão e de uma verdadeira liderança excelente passam pelo Seu Filho JESUS (João 1; Hebreus 1)! Portanto, rejeitar a JESUS e o que ELE ensina é caminhar para uma eternidade longe da presença de DEUS, sendo por isto que quando alguém morre e voluntariamente decidiu não se reconciliar com DEUS na Pessoa de JESUS o seu destino é a morte eterna, ou seja, o espírito irá morar eternamente num lugar afastado e exilado da presença de DEUS, pois se na Terra rejeitou viver em comunhão com DEUS, por que depois de morto vai morar com DEUS?
Afinal de contas, qual pessoa de bom juízo aceitaria que alguém que não está disposto a obedecer aos princípios que permitem a comunhão e a harmonia da sua casa fosse morar consigo? É por isto mesmo que Satanás, uma parcela de anjos e os seres humanos foram expulsos da dimensão espaço-tempo da eternidade onde DEUS vive! E com certeza a culpa não é de DEUS, pois a História destes seres angelicais que se corromperam e da humanidade corrompida desde que saíram da presença de DEUS mostra quão egoístas, perigosos, violentos, destrutivos, irresponsáveis, etc, são estes seres angelicais que se corromperam e a raça humana corrompida desde que resolveram deixar de seguir as orientações de DEUS!
Pense bem:
- Você já se levantou, olhou o território a ser conquistado e está aplicando esforço, bom ânimo, disciplina e obediência a determinados princípios para conquistar o território que está a sua frente seja ele qual for (emoções, profissional, familiar, etc.)? Preste atenção: a ociosidade e a vida fácil são grandes aliadas para que alguém caso não tenha cuidado jamais consiga se levantar como uma liderança exemplar na sua família, na sociedade e numa nação:
(Ezequiel 16:49) -  Eis que esta foi a iniqüidade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão, e abundância de ociosidade teve ela e suas filhas; mas nunca fortaleceu a mão do pobre e do necessitado.
E olha que tem muito pai e mãe até mesmo pertencente à classe de pessoas ricas e/ou de famílias das realezas que olham para os filhos(as) de outras pessoas que não são ricas e nem pertencentes à famílias humanamente chamadas de “realezas” e não sabe porque o seu filho ou filha não consegue ser uma liderança exemplar na sociedade como os(as) filhos destas outras pessoas simples, que não são ricas e nem pertencentes as “realezas” mas sim conseguem apenas ser um motivo de escândalo vivendo uma vida fútil, frívola, etc, e não percebem que o insucesso dos seus filhos(as) como liderança em geral é devido ao fato de não se ter levado e não se está levando até hoje em consideração no processo de educação destes(as) filhos(as) que para o próprio bem de seus filhos(as) não basta apenas ensinar a eles(as) que devem respeitar outras pessoas mas sim disciplinar na hora certa com atitudes práticas que façam seus filhos(as) verem quão dura é a realidade da vida, como devem ser gratos pela fartura e privilégios que têm e como podem e devem ajudar outras pessoas, disciplinando inclusive com ações que possibilitem seus filhos(as) entrar em contato direto com a realidade da vida e sair da alienação do seu mundo de fantasia, vaidade, luxúria, irresponsabilidade, etc!
- Você tem permanecido nos princípios que garantem, dão legitimidade e legalidade à sua permanência como liderança no território conquistado ou recebido por herança? A História está aí para inclusive mostrar que estruturas, sistemas, regimes e formas de governo são abolidos e impérios e civilizações declinam e vão à ruína devido ao mau exercício da liderança por parte de governantes que se embriagam com o poder e a luxúria e pervertem o direito das pessoas, não respeitam os princípios da sustentabilidade dos ecossistemas, etc, sendo por isto que inclusive guerras civis, convulsões sociais, etc, eclodem e estão eclodindo cada vez mais nestes últimos anos a nível global e catástrofes ambientais cada vez mais ocorrem como sinal de uma crise sistêmica provocada pelo próprio ser humano! É por isto mesmo inclusive que JESUS adverte: 
(Mateus 5:13) -  Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. 
(Lucas 14:34) - Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar? 
(Lucas 14:35) - Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. 
- Você, seja quem for e qual seja a sua posição social, econômica, etc, já reconheceu a realidade de que para o seu próprio bem precisa se reconciliar com DEUS na Pessoa de JESUS e passar a aprender com ELE os princípios de comunhão e da verdadeira e excelente liderança que lhe asseguram quando partir desta vida morar por toda a eternidade com DEUS? A decisão e a escolha são suas, assim como as consequências de sua decisão que valerão por toda a eternidade...
Até breve com a Graça de nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO...

Pra.Carmem (Pra. Acsa)

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8