* 23- CUIDANDO DA VINHA E COMPARTILHANDO O SEU FRUTO: JESUS, A PEDRA ANGULAR DAS CIVILIZAÇÕES...


Boa Noite, Amado(a) Leitor(a):

Eu gostaria de iniciar a mensagem de hoje relatando dois acontecimentos que ocorreram comigo nestas duas últimas semanas...
- O primeiro fato (acontecimento):
No primeiro Sábado deste mês de agosto eu fui à tarde fazer uma visita a uma Igreja liderada por uma Pastora e por uma Missionária amigas minhas para levar uma encomenda (oferta) que trouxe da Igreja e dos Pastores(as) de Sergipe que eu visitei na última semana do mês de Julho e, quando voltei para casa à noite meus pais não estavam em casa (pois haviam ido para a Igreja ensaiar no Coral) e eu então percebi que havia esquecido o controle remoto que abre o portão em casa! Assim, fui para a casa de minha tia que mora perto de mim para esperar meus pais chegarem... Na casa de minha tia fiz a refeição da noite com eles e depois fomos à sala para conversarmos e a televisão estava ligada no repórter e, como sempre, as mesmas notícias: crimes, violência, etc, ou seja, existem tantas pessoas (de forma particular ou através de instituições) fazendo coisas boas neste mundo, mas, infelizmente a televisão (os telejornais, as novelas, filmes, etc.) privilegiam em apenas mostrar o que existe de ruim e jamais procuram mostrar e educar as pessoas nas coisas boas e excelentes que existem no mundo e que muitas pessoas estão fazendo sendo graças a estas pessoas e à misericórdia de DEUS que o nosso planeta ainda permite a existência da vida e a espécie humana não foi extinta da Terra...
Durante a conversa meu tio, esposo de minha tia, me falou algo que eu realmente fiquei impressionada: ele disse-me que há cerca de 50 anos atrás quando ele era adolescente e trabalhava com seu pai (um comerciante de alimentos que trabalhava em feira livre) não existiam supermercados e as compras eram realizadas em feiras livres, barracas e vendas e, aqui no bairro onde moramos (que até hoje tem um mercado público municipal e uma feira livre de produtos alimentícios) ele comercializava com seu pai nesta feira livre.
O que me chamou atenção e me deixou impressionada foi quando meu tio disse-me que todos os dias um homem (funcionário do banco) passava de bicicleta com uma maleta em frente dela recolhendo o dinheiro das pessoas que comercializavam na feira livre, nas vendas, barracas e no mercado público levando ao banco do qual ele trabalhava e então além de recolher o dinheiro das pessoas, contava este dinheiro, emitia o recibo e levava este dinheiro para o banco! Isto sem falar que meu tio disse que todas as noites quando eles encerravam o expediente ele e o seu pai saiam às vezes até tarde da noite com o bolso cheio de dinheiro para casa e iam para casa andando e pela manhã cedo saiam de casa também andando para trabalhar com dinheiro no bolso para pagar as pessoas que muitas vezes traziam as mercadorias cedo para negociar com eles! E, meu tio disse-me que este funcionário do banco e ele e o seu pai jamais foram assaltados por pessoa alguma!
Bem diferente dos tempos de hoje não é mesmo? Hoje em dia é dinheiro sendo transportado em carro-forte e mesmo assim carro-forte sendo assaltado, banco com portas com sistema de segurança e mesmo assim as pessoas (funcionários e clientes) sendo assaltadas, caixa eletrônico sendo explodido por bandidos e o seu dinheiro sendo levado ou então caixa eletrônico servindo para se colocar nele dispositivos fraudulentos que roubam a senha dos cartões e clonam estes cartões dos clientes e por aí vai e, diga-se de passagem, como sabemos isto não ocorre apenas no Brasil, sendo um fenômeno mundial...
- O segundo fato (acontecimento):
Esta semana que passou um colega meu chegou do Canadá onde passou um mês lá em intercâmbio cultural e linguístico pelo curso de Inglês que ele faz e então como somos amigos ele foi ao meu trabalho visitar-me, trouxe-me uma lembrança do Canadá, conversamos sobre a associação de profissionais que temos a qual estou passando a presidência para ele e, aproveitando contou-me a sua experiência de primeira visita a um País estrangeiro por este intercâmbio...Este meu colega além de ser Engenheiro Florestal (com eu também sou) é ainda professor como eu (sendo que ele de História e eu de Ciências Sociais) e foi um excelente momento para conversarmos sobre esta vivência dele neste intercâmbio o qual como se sabe serve como um excelente laboratório para análises Sociológicas, Antropológicas, Históricas, etc...
Ele me falou dos pontos positivos do intercâmbio e da sociedade canadense como também dos pontos negativos.
Entre os pontos positivos destacou o comportamento gentil e amistoso tanto dos canadenses como de pessoas de outras nações que lá estavam, o fato de que lá as pessoas não são valorizadas ou desvalorizadas por serem mais velhas mas pela produtividade não importando a idade, assim se vê lá muitas pessoas de idade trabalhando, pois o que conta é a produtividade, a experiência profissional e, na hora de se demitir alguém do emprego a idade não vai ser o principal fator determinante mas sim a produtividade e se o mais velho tiver mais produtividade (não apenas material mas de outros fatores também) do que o mais novo o mais velho fica.
Falou que pagou a entrada em um local e ficou esperando o comprovante de pagamento e a pessoa então disse que não precisava de comprovante, pois o comprovante seria a palavra de boca da pessoa que ele pagou a entrada (algo que também ainda acontece em certas relações de negócio no Brasil principalmente nas pequenas cidades rurais brasileiras).
Disse também da disciplina que existe lá na Universidade onde ele ficou hospedado, pois uma professora brasileira perdeu a chave que possuía do alojamento e sabia antecipadamente que caso perdesse a chave receberia outra, porém, em troca teria que pagar por esta chave e então ela recebeu a outra chave e não pagou pela chave (deu uma de esquecida) e dois dias depois o sistema eletrônico travou a sua entrada no seu apartamento até que ela pagasse pela outra chave recebida! Falou de um brasileiro carioca que foi expulso de lá em um dos intercâmbios que houve anteriormente, pois bagunçou muito! Quando tem os shows os locais que se pode beber nestes eventos são reservados não sendo permitido portar bebidas alcoólicas em toda e qualquer área do evento, etc.
O meu colega disse-me que lá no Canadá eles têm uma atitude de preservar bem a sua imagem com o princípio de que roupa suja se lava em casa e assim como nos E.U.A. e em outros Países (da Europa, etc), como sabemos, existem corrupção política, acidentes aéreos, assaltos a banco, a turistas, etc, mas a imprensa trata logo de não vincular a notícia para não prejudicar o turismo e a imagem do País, etc.
Meu colega finalizou os pontos positivos desta sua vista ao Canadá dizendo que ficou impressionado como eles supervalorizam coisas simples e em tudo procuram tirar proveito e fazer disto uma atividade que incentive o turismo algo bem diferente do Brasil que tem uma natureza exuberante e rica e não dá o devido valor!
Então eu disse para o meu colega que eu já tinha percebido isto (nos documentários que assisto, nos livros estrangeiros que pego e pela internet) e não precisamos ir tão longe para perceber isto, pois o nosso Estado de PE tem as praias mais belas do Brasil sendo isto de consenso nacional até mesmo por pesquisas realizadas e entretanto não valorizamos devidamente este patrimônio natural como por exemplo o Rio Grande do Norte sabe fazer muito bem explorando bem as suas riquezas naturais, valorizando-a bem e atrelando-a a cadeia do turismo que neste Estado é bem estruturada com as pessoas cadastradas, organizada inclusive em forma de associações, bem vestidas e preparadas para atender o turista, fato este já comprovado por mim pessoalmente em visita a este Estado!                
Agora vamos aos pontos negativos ocorridos durante o intercâmbio que impressionou bastante o meu colega e me chamaram atenção para uma reflexão:
O meu colega sentiu muita falta da comida brasileira e disse que comida tropical lá é escassa e muito cara! Inclusive certa vez foi a um restaurante brasileiro lá bem caro que vende carne bovina de segunda categoria como se fosse de primeira categoria e todo mundo paga bem caro e se esbalda pagando “gato por lebre”! Rimos bastante! Bem, desde já me coloco em nome do povo brasileiro e peço perdão ao povo canadense pelo mau comportamento de muitos brasileiros de quererem sempre tirar vantagem em tudo...  
O meu colega que é afrodescendende (sendo uma pessoa inclusive bem charmosa e educada) disse-me que foi discriminado pelos jovens russos que tratavam os sul-americanos como pessoas inferiores tendo inclusive na última vez que foi objeto de preconceito que enfrentar eles perguntando qual era o problema e se queriam alguma coisa! Achou inclusive estranho a falta de educação dos russos que ao prepararem a comida não ofereciam a ninguém e saiam e iam comer só!
Foi cobiçado pelas belas mulheres russas e de outras nações que deram bastante em cima dele para ir para cama com ele (e, segundo ele, não aceitou o convite, pois estava focado nos estudos e não foi para brincar e cair na gandaia)! Recebeu três cantadas do professor canadense que não demonstrava por gestos ser homossexual, mas por três vezes o assediou sexualmente em plena sala de aula na frente dos outros alunos sendo que na terceira vez meu colega colocou o tal professor no lugar dele e o professor estranhou e disse que os cariocas eram diferentes e então meu colega disse que o Brasil não se resume apenas ao Rio de Janeiro e ele vem de uma região do Brasil (o Nordeste) onde ainda se preserva alguns princípios tais como respeito é bom e ele gosta e não está acostumado com certas liberdades!
E realmente no Nordeste se preserva mesmo alguns princípios até hoje, pois em alguns locais como em Pernambuco sem querer entrar no mérito da questão se o que eu vou escrever agora é certo ou errado, até hoje existem lugares onde homem que defrauda sexualmente uma mulher só tem três alternativas para ele: ou se casa com ela, ou tem o seu órgão genital cortado ou é morto! Certa vez inclusive na comunidade religiosa (Igreja) onde eu nasci e cresci um homem casado começou a adulterar e a se prostituir com outras mulheres e estava para deixar a esposa para viver com outra mulher quando então o primo de sua esposa (que junto com a sua prima e o próprio marido desta sua prima que estava para deixá-la são de uma cidade do Sertão pernambucano) disse para este marido que estava para deixar a sua prima:
- Fulano, na minha família há somente três tipos de mulheres: a solteira, a casada e a viúva, mas, mulher deixada de marido não tem não! Bem, eu não preciso dizer o final da história: até hoje ele está casado com ela...
Portanto, muito cuidado com os costumes dos povos e nações e se vier ao Brasil jamais esqueça que o Brasil não se resume a Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas, Amazônia, Brasília e Bahia, pois o Brasil é um País continental (cabe duas vezes e meia o continente europeu dentro dele), sendo composto de 26 Estados confederados onde cada um tem suas peculiaridades e, assim, temos na verdade vários “Brasil”, valendo lembrar sempre o que as Ciências Humanas e Sociais nos ensinam: muito cuidado com o etnocentrismo (com o desprezo pelas pessoas e costumes estrangeiros) quando for visitar um País ou quando receber alguém de outro País para lhe visitar!          
O meu colega assim como eu estranhamos bastante o comportamento deste professor que o assediou sexualmente nem tanto pelo fato de que tenha assediando sexualmente um aluno (algo que infelizmente é bem comum hoje em dia nas salas de aula inclusive no Brasil), mas principalmente pelo fato de que o meu colega era uma pessoa de outro País e estava ali de passagem num intercâmbio cultural-profissional e não num turismo sexual!
Estranhamos ainda este assédio do professor canadense porque tanto este colega como a minha pessoa em nossa atividade de professor respeitamos o princípio de que a sala de aula é um templo sagrado para se passar conhecimentos e que se está preparando pessoas para assumirem responsabilidades e, embora tanto ele como eu já tenhamos recebido cantadas e assédio de alunas(os) não costumamos misturar as coisas! 
Certa vez eu fui abordada por uma colega de trabalho que é ex-professora e durante um tempo manteve um relacionamento conjugal com um aluno seu e disse-me que às vezes isto é inevitável e perguntou-me como eu agiria se isto acontecesse e então eu lhe disse que se este “inevitável” acontecesse eu deixaria o período letivo que eu estivesse ensinado na turma dele terminar e só então passaria a me relacionar com ele, mas jamais iria me relacionar com ele enquanto ele fosse meu aluno!
Também meu colega ficou admirado com um fato: certa vez ele viu que muitas estudantes da Universidade em que ele estava hospedado estavam saindo bem arrumadas para um local lá bem conhecido e então de repente bateu nele a curiosidade de ir com uns colegas para este local! Este local na verdade era um festival que ocupava uma avenida de mais de um quilômetro com muitas barracas, eventos, drogas, etc, só que ele estranhou porque só via mulheres e de repente descobriu que estava num festival GLS! E então ele disse-me que os outros colegas disseram: vamos fazer a festa aqui, mas, ele então disse: eu vou é sair, pois não quero confusão e saiu de mansinho... Rimos bastante... 
Terminando esta nossa conversa o meu colega disse-me que na verdade o que mais impressionou a ele foi o comportamento sexual depravado das pessoas tanto do Canadá como de pessoas de outros Países que lá estavam e o fato das Igrejas terem público médio de no máximo 20 pessoas sendo em geral composto de pessoas mais velhas sendo poucos os jovens que frequentam estas Igrejas e, inclusive ele disse que falar sobre religião é um tabu tendo ele várias vezes sido tratado de forma mal educada pelas pessoas (colegas de turmas, professores, cidadãos canadenses, etc.) tanto do Canadá como de outros Países quando abordava sobre o tema religião visto que as pessoas em geral têm uma verdadeira aversão à religião!
E este meu colega, que é um praticante ativo da sua cultura religiosa afrodescendente e, apesar de eu ser protestante nos respeitamos muitíssimo bem e, inclusive trocamos experiências e aprendizados em nosso diálogo sobre as vivências do fenômeno religioso e de sua realidade que apesar de invisível interage com o ser humano até hoje (pois é tão real que criou o mundo físico, material), ficou muito impressionado com o vazio religioso, espiritual e individualismo das pessoas e disse entender agora porque os Países que se costuma chamar de primeiro mundo que inclusive foram responsáveis por trazerem o Cristianismo para nações como o Brasil hoje estejam caminhando cada vez mais para decadência espiritual e moral, sendo inclusive alto o índice de suicídios nestes Países, tendo sido estes Países inclusive os pioneiros na questão da legalização do aborto, uniões entre pessoas de mesmo sexo, legalização de uso de entorpecentes com o Estado inclusive bancando com os impostos dos cidadãos estas práticas (até mesmo com os impostos oriundos das pessoas que não aceitam estas práticas), etc!
Então eu disse para o meu colega: pois é colega! Esta é uma das causas mesmo da decadência das civilizações, pois toda e qualquer religião tem e ensina alguns princípios básicos em comum: a solidariedade mesmo que apenas entre os membros de sua comunidade religiosa, a crença em algo ou alguém superior que devemos respeitar, etc, ou seja, dá ao ser humano noções de limites, algo que o conhecimento científico secular jamais pode oferecer e ensinar mesmo existindo o ensino filosófico da ética!
Mas, o que tem estas duas conversas que tive nestas duas últimas semanas (uma com meu tio e outra com o meu colega que voltou do Canadá) de relação com o título do tema que coloquei hoje nesta mensagem: “JESUS, A PEDRA ANGULAR DAS CIVILIZAÇÕES”?
Estas duas conversas mostram que infelizmente o nosso mundo não está e nem vai nada bem!
Observem que apenas num período de 50 anos as transformações que o mundo passou e a decadência que os seres humanos cada vez mais estão apresentando, pois havia um tempo em que os valores da sociedade eram os mesmos valores ensinados pela religião, assim, mesmo as pessoas que não eram religiosas praticantes possuíam um sistema de valores igual aos ensinados pela religião ao ponto de inclusive assaltos e a violência generalizada que vivemos hoje ser uma coisa rara!
Porém com o advento do Estado laico e a substituição paulatina na sociedade do espaço do poder religioso pelo poder laico em todas as esferas da existência humana, ocupando inclusive o espaço que só o poder religioso deveria ocupar na questão da educação espiritual (de princípios e valores éticos e morais, sabedoria, etc) das pessoas e famílias, é inegável que o ser humano e as sociedades estão cada vez mais em decadência a cada geração que passa e caminhando a passos largos para que exista uma crise sistêmica e colapso global de todas as civilizações na Terra! 
No Brasil retiraram as disciplinas filosofia, religião e moral e cívica dos currículos escolares e estamos pagando um preço muito alto por isto! A disciplina religião poderia voltar com outro formato onde em vez de ensinar dogmas e práticas religiosas ensinaria princípios e valores éticos, morais, de liderança e de limites e respeito às pessoas estabelecidos por DEUS para o próprio bem da humanidade, o que é alguém ser humano e uma pessoa apta a viver em comunhão com outros seres humanos, o que é solidariedade, o que é viver em comunidade e em sociedade, quais os pilares básicos que permitem os seres humanos viverem em sociedade, etc! 
A disciplina moral e cívica poderia voltar com o nome cidadania e assim ensinar as pessoas o que é verdadeiramente ser um cidadão abordando assim o tema cidadania com cortes transversais inter e multidisciplinares relacionados à educação ambiental, educação no trânsito, prevenção às drogas, igualdade de gênero, raça e etnia, à questão de prevenção da violência doméstica, da violência sexual, etc.       
Eu não sou contra o advento do Estado laico o qual foi importante inclusive para colocar um freio e limite no abuso e absolutismo do poder religioso, porém, hoje o Estado laico está cometendo os mesmos erros do absolutismo religioso e disso tratamos na reflexão que escrevi e postei neste blog no dia 01 de março de 2013, mensagem esta intitulada “Cuidando da Vinha e Compartilhando do Seu Fruto 17 – a Vinha do Poder (andando cada vez mais bem longe de DEUS e de Seu Filho JESUS)”! O poder político e o poder religioso precisam dialogar cada vez mais e estabelecer parcerias de trabalho em prol do próprio bem da humanidade, sem precisar ficar um disputando o território do outro!
Veja bem: é inegável e incontestável que o mundo antes da vinda de CRISTO era de um jeito e depois da Sua vinda ficou de outro jeito! Homem e pensador algum na História da humanidade jamais com as suas ideias, atitudes e com seus ensinamentos influenciou, influencia e causa até hoje transformações tão profundas e grandes nas civilizações e nas sociedades como esta pessoa chamada JESUS CRISTO, sendo por isto mesmo que DEUS e os Seus discípulos O chamam de a Pedra Angular (principal) para entre muitas coisas inclusive servir de fundamento para todo e qualquer processo civilizatório exitoso e bem sucedido:
(Isaías 28:16) - Portanto assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, uma pedra já provada, pedra preciosa de esquina, que está bem firme e fundada; aquele que crer não se apresse.
(I Pedro 2:4) - E, chegando-vos para ele, pedra viva, reprovada, na verdade, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa,
(I Pedro 2:5) - Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo.
(I Pedro 2:6) - Por isso também na Escritura se contém: Eis que ponho em Sião a pedra principal da esquina, eleita e preciosa; E quem nela crer não será confundido.
(I Pedro 2:7) - E assim para vós, os que credes, é preciosa, mas, para os rebeldes, A pedra que os edificadores reprovaram, Essa foi a principal da esquina,
(I Pedro 2:8) - E uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, para aqueles que tropeçam na palavra, sendo desobedientes; para o que também foram destinados.
(I Pedro 2:9) - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
(Efésios 2:20) -  Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
(I Corintios 3:11) -  Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.
Mas, o que vemos hoje? As pessoas de diferentes classes sociais, sistemas, regimes e formas de governo zombando dos princípios e valores ético-morais religiosos, seja de forma verbal, seja com seu estilo e modo de vida corrompidos e depravados desrespeitando as instituições famílias e a união heterossexual pelo casamento chegando-se inclusive ao ponto de quem defende virgindade, sexo só depois do casamento e pelas vias normais e de forma heterossexual ser discriminado pela sociedade, servir de motivo de zombaria e até de perseguição e ameaça de sofrer processo na justiça ou até mesmo ser ameaçado de morte apenas porque defende os princípios estabelecidos por DEUS os quais foram estabelecidos por ELE para o próprio bem da humanidade e sobrevivência da espécie humana e das sociedades!
Para nós que somos lideranças ministeriais eclesiásticas tem sido bastante difícil falarmos de pecado, sobre a necessidade das pessoas se converterem (voltarem) para DEUS e desenvolver sua espiritualidade, mas temos que continuar falando, pois ai de nós se não fizermos isto, pois DEUS nos cobra e não nos deixa sossegados principalmente quando ELE nos revela algo acerca de uma pessoa e nos manda que advirtamos esta pessoa para o próprio bem desta pessoa, e disso falaram muito bem DEUS e JESUS aos profetas a aos seus discípulos respectivamente:
(Ezequiel 3:16) - E sucedeu que, ao fim de sete dias, veio a palavra do SENHOR a mim, dizendo:
(Ezequiel 3:17) - Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a palavra e avisá-los-ás da minha parte.
(Ezequiel 3:18) - Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; e tu não o avisares, nem falares para avisar o ímpio acerca do seu mau caminho, para salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua iniqüidade, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
(Ezequiel 3:19) - Mas, se avisares ao ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua iniqüidade, mas tu livraste a tua alma.
(Ezequiel 3:20) - Semelhantemente, quando o justo se desviar da sua justiça, e cometer a iniqüidade, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá: porque tu não o avisaste, no seu pecado morrerá; e suas justiças, que tiver praticado, não serão lembradas, mas o seu sangue, da tua mão o requererei.
(Ezequiel 3:21) - Mas, avisando tu o justo, para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá; porque foi avisado; e tu livraste a tua alma.
(Ezequiel 3:22) - E a mão do SENHOR estava sobre mim ali, e ele me disse: Levanta-te, e sai ao vale, e ali falarei contigo.
(Mateus 28:18) - E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
(Mateus 28:19) - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;
(Mateus 28:20) - Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.
(I Corintios 9:16) -  Porque, se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois me é imposta essa obrigação; e ai de mim, se não anunciar o evangelho!
Sabe, recentemente uma amiga minha que conheço desde que nasci e hoje é Pastora passou por uma experiência destas: há um bom tempo DEUS lhe abordou por mais de 20 vezes em diferentes dias (e ela tem tudo relatado por escrito) sobre um problema que uma pessoa e sua família estão passando e ela estava se esquivando de falar! Ela dizia: DEUS será que não vão pensar que isto que irei falar é por causa disto ou aquilo, ou por ressentimento ou por outro motivo qualquer que seja? Eu não quero me meter nisto! O problema é deles! Eu não me sinto à vontade para abordar estas pessoas, etc. 
Porém as abordagens feitas por DEUS (principalmente as últimas abordagens), mostraram coisas muito sérias e graves a respeito desta pessoa e desta família com possibilidade de desdobramentos funestos no futuro e, o incomodar e cobrança de DEUS foram tão grandes que ela disse eu tenho que falar e falou diretamente à pessoa que não gostou nada da abordagem feita por ela! E olha que ela não chegou nem mesmo a falar tudo que DEUS mostrou sobre esta pessoa e a necessidade desta pessoa se voltar para DEUS e deixar de lado a sua rebelião!     
Esta minha amiga Pastora sabe inclusive que foi chamada de bruta pelos familiares da pessoa que ela advertiu, de inconveniente, de se intrometer em algo que não é da sua conta e sabe inclusive que entristeceu bastante os familiares desta pessoa que ela advertiu e principalmente a sua mãe (que é uma pessoa admirável e não merece passar pela vergonha e preocupação que tem passado devido as atitudes de seu filho) embora a intenção desta minha amiga Pastora não tenha sido esta e nem muito menos de humilhar quem quer que seja ou achar que é superior a quem quer que seja, mas sim de trazer um alerta e aviso para a pessoa que foi objeto da advertência de DEUS mostrando inclusive o que esta pessoa precisa fazer e a necessidade de se voltar para DEUS embora formalmente pertença a uma família que demonstra seguir as tradições religiosas Cristãs!
Sabemos que às vezes a nossa atitude e atividade pastoral podem inclusive fazer com que as pessoas que se sentem incomodadas e ameaçadas, quando DEUS nos manda falar e advertir, resolvam fechar portas para nós (de relacionamentos, profissional ou outras portas existentes no presente ou de possibilidades futuras), porém, sabemos que as verdadeiras portas abertas por DEUS jamais podem ser fechadas pelo homem (Apocalipse 3: 7-8) e o importante é termos a nossa consciência tranquila para com DEUS e a paz de termos cumprido a missão para com a pessoa que DEUS nos envia para advertir e assim, como o próprio Apóstolo Pedro e demais Apóstolos disseram quando foram intimidados para não pregarem mais o Evangelho, dizemos:
(Atos 5:29) - Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.  
E DEUS faz assim mesmo: não importa quem seja o seu discípulo ou a posição hierárquica que ele tenha na sociedade ou em Seu Reino ou na Igreja! Desde os primórdios da humanidade ELE manda mesmo até o mais simples advertir pessoas sejam elas ricas, poderosas, nobres, militares, etc! E a Bíblia, tanto no Antigo como no Novo Testamento, está cheia de exemplos assim! Os profetas eram usados para advertir reis, governantes e nações para voltarem a tempo para DEUS; o discípulo Ananias foi comissionado por DEUS para encontrar com o príncipe Saulo (que recebera uma trombada de JESUS, caiu do cavalo e ficara cego após este encontro) para assim lhe impor as mãos curando-o da cegueira e o ungindo como o apóstolo Paulo dos gentios (Atos 9) e por aí vai até hoje DEUS usando diferentes pessoas até mesmo as mais simples para fazerem a Sua Obra na Terra e advertir as pessoas...    
Bem, aqui termino esta reflexão esperando que você a partir de hoje em diante entenda que nós como lideranças eclesiásticas queremos apenas o seu bem e a sua felicidade e que você consiga ter um relacionamento pessoal com esta pessoa maravilhosa chamada JESUS CRISTO a qual é real e fala pessoalmente até hoje com o ser humano sem precisar de intermediário algum e de diferentes formas assim como eu e você falamos com alguém e ela nos ouve e nós a ouvimos e a vemos...    

Pra.Carmem (Pra. Acsa)

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8