* 26- CUIDANDO DA VINHA E COMPARTILHANDO O SEU FRUTO: QUAL É A SUA LINHAGEM?


Boa Noite, Amado(a) Leitor(a):

Eu hoje gostaria de abordar com você a questão da linhagem, racial, étnica e espiritual dos povos e nações da Terra e como elas passaram a ser vistas por DEUS com o advento da vinda do Seu Filho JESUS CRISTO e a Nova Aliança que ELE estabeleceu com os povos e nações da Terra pelo Evangelho (Boas Novas) de reconciliação com a humanidade...
Fica até estranho uma pessoa brasileira, multirracial e multicultural abordar questões de linhagem étnica e racial não é mesmo? Porém, creio que nós brasileiros(as) devido a nossa formação multirracial temos algo a ensinar nesta questão aos povos e nações da Terra principalmente no que diz respeito a questão de como DEUS tem trabalhado em nós a questão de identidade cultural pelo Evangelho...
Eu gostaria de iniciar trazendo como exemplo a minha família! A minha pessoa possui as seguintes ascendências (ancestralidades) raciais e étnicas:
- Italiana: Meu avô materno era da família italiana de sobrenome Ponciano, família esta que inclusive deu um Papa (o Papa Ponciano, n. 18 da Igreja Romana). Meu avô era galego dos olhos azuis que às vezes se mostravam esverdeados e às vezes acastanhados... Sua família é católica ultraortodoxa e, inclusive quando ele jovem se converteu ao protestantismo teve muitos problemas com a sua família tendo que sair de casa e traçar seu próprio rumo de vida... Sua família é italiana da gema e segue à risca nos mínimos detalhes todos os rituais e tradições Católicas Apostólicas Romanas... Ele se casou com uma mulher de origem portuguesa + italiana +indígena de sobrenome Cézar e Silva e por isto minha mãe saiu com traços indígenas, a única morena, pois minhas tias irmãs de minha mãe são todas brancas e duas delas de olhos azuis esverdeados...E, interessante é que inclusive fisicamente eu não pareço coisa alguma com meu irmão tendo muitas vezes pessoas se admirado por saber que sou irmã dele, pois realmente fisicamente não nos parecemos coisa alguma!
- Israelita (Judaica e Levítica): Meu avô paterno era de origem israelita por parte de sua mãe, uma mulher branca, alta, que tinha um baú (botija) com dobrões de ouro espanhóis e outras joias e segredos que apenas ela levava e guardava num local que só ela sabia! Uma mulher muito misteriosa, de costumes misteriosos e de sobrenome Pereira (de ascendência judaica + levítica + portuguesa + espanhola) que casou-se com um homem moreno de sobrenome Almeida (de ascendência também judaica e levítica) misturada com portuguesa, espanhola e indígena. Meu avô paterno se tornou protestante quando era ainda bem jovem e depois casou-se com uma mulher branca de origem italiana + portuguesa + judaica, de sobrenome Mello e descendente da família Possi, gerando meu pai...
No que diz respeito ao tronco racial africano não sei dizer se este tronco entra na minha linhagem...
E, é muito interessante esta mistura racial: às vezes olho para mim e me vejo manifestando comportamentos típicos de uma mulher italiana, às vezes manifestando comportamentos típicos de uma mulher judaica e às vezes manifestando comportamentos típicos de uma mulher indígena! E isto se reflete até nas minhas escolhas profissionais que fiz! Tem hora que a natureza renascentista italiana aflora em mim me fazendo mergulhar no conhecimento, cultura e prática renascentista, tem hora que a natureza judaica me faz mergulhar nos mistérios do sagrado de forma sistêmica e multidimensional e tem hora que a natureza indígena me faz mergulhar nas práticas indígenas (agroecológicas e medicinais)!
A mistura racial e cultural brasileira se revela até mesmo em nossos hábitos alimentares! Certa vez dois franceses foram estagiar conosco na instituição secular que eu trabalho durante seis meses e então em um dos nossos passeios depois de levarmos eles pelo Recife antigo fomos para Olinda e ao final comemos uma peixada! Aí então eu aproveitei para lhes falar dos elementos raciais que compõem o povo brasileiro a partir dos alimentos que estávamos comendo mostrando que a batata inglesa e demais verduras e os cereais da peixada foram trazidos pelos portugueses, a farinha de mandioca é um legado indígena, o coco veio da Índia trazido pelos portugueses e a moquequa de peixe é uma invenção africana que misturou tudo originando esta saborosa comida típica brasileira e nordestina! E de fato gostamos mesmo de misturar as coisas sendo por isto mesmo que um dos meus pratos prediletos é o arroz à grega misturado com arroz piamontese e pizza misturada com diversos elementos! Até as pizzas brasileiras possuem diversos sabores entrando inclusive frutas tropicais como a banana e outras misturas (calabresa, ovos, presunto, queijos diversos, chocolate, frango, etc.)! 
E, tem hora que as três ascendências (ancestralidades) resolvem brigar e disputar o território da minha personalidade e costumes tendo que a natureza brasileira chegar e chamar as três para conversarem e estabelecerem um acordo de convivência dizendo: Escuta aqui ascendências (ancestralidades)! Ela não está na Europa e nem na Itália para ser uma pessoa 100 % italiana, também não está em Israel para ser uma pessoa 100 % israelita e o Brasil é um País multirracial, portanto não é também 100 % indígena! E aí então as três ascendências (ancestralidades) ficam em paz e resolvem dialogar e chegar a um denominador comum!
Porém, a natureza brasileira é tão multirracial, plural, resiliente, multicultural e versátil que em determinadas situações ela chega e chamar uma das ascendências (ancestralidades) para predominar! Você pode então me perguntar: como assim? 
Existem momentos que a minha natureza brasileira chega e diz: ascendências (ancestralidades)  israelita e indígena vocês fiquem aí quietinhas porque neste momento quem deve agir para resolver esta situação é a ascendência (ancestralidade) italiana! Em outros momentos a minha natureza brasileira chega e diz: ascendências (ancestralidades) italiana e indígena, vocês fiquem aí quietinhas porque neste momento quem deve agir para resolver esta situação é a ascendência (ancestralidade) israelita! E, em outros momentos a minha natureza brasileira chega e diz: ascendências (ancestralidades) italiana e israelita, vocês fiquem aí quietinhas porque neste momento quem deve agir para resolver esta situação é a ascendência (ancestralidade) indígena!
Apesar da minha pessoa ter uma curiosidade ainda não completamente satisfeita de algum dia poder saber todas as pessoas das minhas árvores genealógicas de todas as minhas ascendências (ancestralidades) e poder traçá-las (algo que ainda não consegui fazer sendo isto difícil para um brasileiro e, infelizmente até mesmo motivo de zombaria, desprezo, humilhação e preconceitos por parte de muitos povos que podem comprovar as suas "linhagem e pureza racial"), ainda bem que sou uma pessoa que tem permitido DEUS trabalhar em mim no sentido de cada vez mais adquirir a consciência de que o melhor e mais importante de tudo isto é que DEUS em CRISTO JESUS resolveu dar um ponto final nesta questão multirracial e multicultural da humanidade! Você pode então me perguntar: como assim?
Sabe, JESUS veio ao nosso mundo para estabelecer um novo ser humano e uma nova civilização na Terra marcada pela aceitação do paradigma multirracial e multicultural de que todos(as) podem sair da condição de criaturas de DEUS espalhadas em diferentes povos, nações e culturas para a condição de filhos(as) de DEUS unidos como um só povo elevados inclusive à categoria de reis e sacerdotes do Reino de DEUS (João 1; 3; Efésios 2)!
Veja inclusive que se você olhar para a ascendência (ancestralidade) física (terrena) de JESUS verá que ELE não é 100% de origem judaica, pois a sua ancestralidade mostra que em sua linhagem entraram além da linhagem judaica também as linhagens gentílicas através da Cananéia Raabe e da Moabita Rute (Josué 6: 25; Rute 4; Mateus 1:5; )! E DEUS fez isto para justamente mostrar que preconceitos raciais não devem existir, pois ELE aceita como filhos(as) todas as pessoas que independentemente de sua linhagem física (terrena) humana aceitam viver a sua vida de acordo com os Seus princípios e valores, sendo Raabe e Rute exemplos de mulheres que se converteram de coração a DEUS e se tornaram tão fiéis a ELE que tiveram o privilégio de serem alcançadas pela Graça de DEUS de tal forma que puderam contribuir com a linhagem física (terrena) de JESUS na Terra!  
Portanto, jamais esqueça que para DEUS o importante é alguém adquirir por intermédio de JESUS CRISTO a linhagem espiritual de DEUS que nos torna filhos(as) de DEUS e aptos para entrar no Reino dos Céus e quando partirmos deste nosso planeta vivermos por toda a eternidade com DEUS! Por isto mesmo a Bíblia nos ensina as seguintes verdades em relação à preeminência da linhagem espiritual divina sobre as linhagens raciais terrenas existentes na humanidade:  
(João 3:1) - E Havia entre os fariseus um homem, chamado Nicodemos, príncipe dos judeus. 
(João 3:2) - Este foi ter de noite com Jesus, e disse-lhe: Rabi, bem sabemos que és Mestre, vindo de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não for com ele. 
(João 3:3) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. 
(João 3:4) - Disse-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, tornar a entrar no ventre de sua mãe, e nascer? 
(João 3:5) - Jesus respondeu: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus. 
(João 3:6) - O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. 
(João 3:7) - Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. 
(João 3:8) - O vento assopra onde quer, e ouves a sua voz, mas não sabes de onde vem, nem para onde vai; assim é todo aquele que é nascido do Espírito. 
(João 3:9) - Nicodemos respondeu, e disse-lhe: Como pode ser isso? 
(João 3:10) - Jesus respondeu, e disse-lhe: Tu és mestre de Israel, e não sabes isto? 
(João 3:11) - Na verdade, na verdade te digo que nós dizemos o que sabemos, e testificamos o que vimos; e não aceitais o nosso testemunho. 
(João 3:12) - Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais? 
(João 3:13) - Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. 
(João 3:14) - E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; 
(João 3:15) - Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 
(João 3:16) - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. 
(João 3:17) - Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. 
(João 3:18) - Quem crê nele não é condenado; mas quem não crê já está condenado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus. 
(João 3:19) - E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más. 
(João 3:20) - Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas. 
(João 3:21) - Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus. 
(João 3:22) - Depois disto foi Jesus com os seus discípulos para a terra da Judéia; e estava ali com eles, e batizava. 
(João 3:23) - Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados. 
(João 3:24) - Porque ainda João não tinha sido lançado na prisão. 
(João 3:25) - Houve então uma questão entre os discípulos de João e os judeus acerca da purificação. 
(João 3:26) - E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele. 
(João 3:27) - João respondeu, e disse: O homem não pode receber coisa alguma, se não lhe for dada do céu. 
(João 3:28) - Vós mesmos me sois testemunhas de que disse: Eu não sou o Cristo, mas sou enviado adiante dele. 
(João 3:29) - Aquele que tem a esposa é o esposo; mas o amigo do esposo, que lhe assiste e o ouve, alegra-se muito com a voz do esposo. Assim, pois, já este meu gozo está cumprido. 
(João 3:30) - É necessário que ele cresça e que eu diminua. 
(João 3:31) - Aquele que vem de cima é sobre todos; aquele que vem da terra é da terra e fala da terra. Aquele que vem do céu é sobre todos. 
(João 3:32) - E aquilo que ele viu e ouviu isso testifica; e ninguém aceita o seu testemunho. 
(João 3:33) - Aquele que aceitou o seu testemunho, esse confirmou que Deus é verdadeiro. 
(João 3:34) - Porque aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus; pois não lhe dá Deus o Espírito por medida. 
(João 3:35) - O Pai ama o Filho, e todas as coisas entregou nas suas mãos. 
(João 3:36) - Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.  
(João 4:21) - Disse-lhe Jesus: Mulher, crê-me que a hora vem, em que nem neste monte nem em Jerusalém adorareis o Pai.
(João 4:22) - Vós adorais o que não sabeis; nós adoramos o que sabemos porque a salvação vem dos judeus.
(João 4:23) - Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
(João 4:24) - Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.
(Marcos 3:31) - Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. 
(Marcos 3:32) - E a multidão estava assentada ao redor dele, e disseram-lhe: Eis que tua mãe e teus irmãos te procuram, e estão lá fora. 
(Marcos 3:33) - E ele lhes respondeu, dizendo: Quem é minha mãe e meus irmãos? 
(Marcos 3:34) - E, olhando em redor para os que estavam assentados junto dele, disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos. 
(Marcos 3:35) - Porquanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, e minha irmã, e minha mãe. 
(Atos 10:34) - E, abrindo Pedro a boca, disse: Reconheço por verdade que Deus não faz acepção de pessoas;
(Atos 10:35) - Mas que lhe é agradável aquele que, em qualquer nação, o teme e faz o que é justo.
(Gálatas 3:26) - Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.
(Gálatas 3:27) - Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.
(Gálatas 3:28) - Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
(Gálatas 3:29) - E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa.
(Efésios 2:11) - Portanto, lembrai-vos de que vós noutro tempo éreis gentios na carne, e chamados incircuncisão pelos que na carne se chamam circuncisão feita pela mão dos homens;
(Efésios 2:12) - Que naquele tempo estáveis sem Cristo, separados da comunidade de Israel, e estranhos às alianças da promessa, não tendo esperança, e sem Deus no mundo.
(Efésios 2:13) - Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.
(Efésios 2:14) - Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio,
(Efésios 2:15) - Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,
(Efésios 2:16) - E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades.
(Efésios 2:17) - E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
(Efésios 2:18) - Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.
(Efésios 2:19) - Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus;
(Efésios 2:20) - Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina;
(Efésios 2:21) - No qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor.
(Efésios 2:22) - No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito.
(Efésios 3:6) - A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho;
(I Corintios 12:12) - Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também.
(I Corintios 12:13) - Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.
(I Pedro 2:9) - Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz;
(I Pedro 2:10) - Vós, que em outro tempo não éreis povo, mas agora sois povo de Deus; que não tínheis alcançado misericórdia, mas agora alcançastes misericórdia.
(Apocalipse 1:4) - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;
(Apocalipse 1:5) - E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados,
(Apocalipse 1:6) - E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém.
E, assim, DEUS mostra que o único fator de união entre todos os povos e nações da Terra é o Seu Filho JESUS e a verdadeira paz (João 14: 26-27) e o diálogo e entendimento entre todos os povos e nações da Terra só são possíveis quando se respeita este princípio e nova proposta de civilização estabelecida pelo próprio DEUS!  
E este novo ser humano recriado, nascido de novo em CRISTO JESUS (nascido da água e do ESPÌRITO SANTO) realmente é incrível:
- Tem a capacidade de ouvir a voz de DEUS e ver JESUS que pode falar de diferentes formas e modos tanto direta como indiretamente com ele (Romanos 8; Atos 1; 2; 9; II Coríntios 12: 1-4; Atos 16);
- Manifesta a multiforme sabedoria de DEUS (Efésios 3);
- Passa a ver e entender a realidade e os fatos não apenas pela ótica carnal, mas também espiritual tendo discernimento de DEUS para ver coisas que as pessoas comuns (que não nasceram de novo em CRISTO) não conseguem ver e nem entender (João 14: 15-18; I Coríntios 2);       
- Adquire a capacidade de realizar na Terra as mesmas e até maiores obras que JESUS realizou conforme avisado e ensinado pelo próprio JESUS (João 14: 12);
- Se torna um embaixador do Reino dos Céus na Terra (Mateus 28: 18-20; Atos 1);  
Que DEUS lhe abençoe e possamos cada vez mais aumentar a família de DEUS na Terra e, se você quiser fazer parte desta família basta dizer agora mesmo: DEUS, eu creio que Tu enviaste Teu Filho JESUS para me salvar! Eis-me aqui, aceitando JESUS como meu único e suficiente Salvador e Senhor de minha vida!

Pra.Carmem (Pra. Acsa)

Postagens mais visitadas deste blog

SUSTENTAI-ME COM PASSAS, CONFORTAI-ME COM MAÇÃS...

ESTUDOS-SANTIDADE-6

ESTUDOS-SANTIDADE-8